Aeronáutica vai apurar incidente envolvendo aviões da Gol e da Latam no Aeroporto de Congonhas nesta segunda - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Aeronáutica vai apurar incidente envolvendo aviões da Gol e da Latam no Aeroporto de Congonhas nesta segunda


Imagens de sistemas privados de navegação aeronáutica registraram o momento de aproximação das duas aeronaves, por volta das 9h54, nesta segunda-feira (18).




Aviões da Gol e da Latam em Congonhas, São Paulo. — Foto: Montagem/g1

O Comando da Aeronáutica informou que irá abrir uma investigação sobre a arremetida feita por um avião da Gol que se aproximava do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (18), para evitar a colisão com outra aeronave, da Latam, que estava na pista e se preparava para levantar voo.
"O fato desta segunda-feira (18), ocorrido às 9h54 no Aeroporto de Congonhas, está sendo apurado pelo Comando da Aeronáutica", informou o órgão.
Ainda segundo a nota, "a arremetida é um procedimento seguro e previsto, realizado quando necessário. Consiste em uma ação na qual os pilotos interrompem a trajetória de descida em direção a uma determinada pista, com a finalidade de manter a segurança da operação da aeronave. Essa manobra é sempre uma opção segura em caso de meteorologia adversa, determinados fatores operacionais, ocorrência de imprevistos, etc. Ela pode ser iniciada por decisão da tripulação ou por solicitação do controle de tráfego aéreo".
Imagens registradas por sistemas privados de navegação aeronáutica registraram o momento de aproximação das duas aeronaves (Entenda o que é a arremetida na aviação e por que ela é segura).
Os voos envolvidos no incidente são os LA3610, da Latam, e o G1209, da Gol, que vinha de Porto Alegre.
A responsabilidade sobre os pousos e decolagens em Congonhas é do controle de tráfego aéreo --a cargo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado à Aeronáutica. É o controlador que autoriza cada aeronave a pousar ou decolar, e monitora a aproximação de aviões no entorno do aeroporto.

O que diz a Gol

Por meio de nota, a GOL confirmou que o voo 1209 "efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem em São Paulo devido à presença de aeronave de uma companhia congênere na pista" e disse que "todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia".
Segundo a empresa, "depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 10h05, hora local".

O que diz a Latam

Já a Latam disse, por meio de nota, que "não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas / São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18)."




Sistemas privados de navegação registraram o momento de encontro das duas aeronaves na manhã desta segunda0feira (18), no Aeroporto de Congonhas. — Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário