Segunda Caminhada Ecológica levou cerca de 170 aventureiros na Serra da Estância Manacá em Ibicaraí - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Segunda Caminhada Ecológica levou cerca de 170 aventureiros na Serra da Estância Manacá em Ibicaraí






As escadarias da Igreja Matriz Senhor Deus Menino, na Praça Régis Pacheco, em Ibicaraí, presenciaram no início da manhã de domingo, dia 29 de maio, a ‘união’ de aproximadamente 170 aventureiros de Ibicaraí e alguns participantes de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Feira de Santana, Eunápolis e Salvador, que se reuniram com o propósito de subir andando a Serra da Estância Manacá – na região norte do município – para a Segunda Caminhada Ecológica em favor das matas, montanhas e das mais de 100 nascentes que existem no município.
Depois da bênção do diácono Sandoval Farias, foi feita uma foto para registrar o momento e em seguida os aventureiros se deslocaram para a entrada da cidade, onde foi feita uma segunda foto oficial e na sequência os participantes foram escoltados por uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo Subtenente Raniere, que guiou o grupo até o início da caminhada.
A caminhada durou mais de nove horas, por estradas vicinais, trilhas, fazendas e intermináveis ladeiras, até o topo da Serra, culminando na Estância Manacá e contou com a presença de uma ambulância cedida pela Secretaria de Saúde, um carro de apoio ofertando água e frutas e um veículo da Mineradora Cibra, que também disponibilizou água e barrinha de cereais para os participantes da Caminhada.
Na volta os aventureiros pararam na fazenda de Juscelino, irmão de Aroldo Melo, que cedeu o espaço como ponto e apoio, onde foi servido frutas e água para todos os integrantes, que ainda tiveram tempo para caminhar em um trecho de roça de cacau, tomar banho de cachoeira e conhecer uma gruta.
Na parte final os aventureiros ajudaram a plantar 20 mudas de árvores nativas da região, que foram ofertadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município e ainda puderam se deliciar com um almoço promovido pelos próprios aventureiros.
O ambientalista Arnold Coelho falou da importância dessas caminhadas e da proximidade do homem urbano com o meio ambiente e da sociedade civil organizada que precisa vivenciar e saber como está e o que é preciso ser feito para proteger as nossas riquezas naturais.
A Nutricionista Francine Melo fez uma oração de agradecimento a Deus por aquela ação e uma rápida palestra sobre os benefícios de uma alimentação anti-inflamatória.
O Geólogo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Thiago Goncelves, falou um pouco sobre a importância de ações como essa e o belo trabalho que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem feito em Ibicaraí, colocando a cidade em destaque no cenário regional.
A Caminhada foi uma realização da Turma da Caminhada, que contou com a organização de Arnold Coelho e Dominguinhos Original, e o apoio de Lucas Cardoso, Ionaldo Borges, Sandoval Novais, Wiliam Melo, Fábio Valentim, Fredson Santos, Olivério Leal e Epitácio Melo.
Vale ressaltar que a prefeitura de Ibicaraí foi parceira desse evento, cedendo parte dos alimentos e refrigerantes para o almoço, 200 garrafas de água, refrigerantes, veículo de apoio, ambulância e apoio logístico e 10 camisas para o pessoal da organização.
A Cibra Mineradora disponibilizou um veículo com água e barrinhas de cereais e dois profissionais para falar da Mineradora. O comerciante e vereador Herbert Santana colaborou com 150 reais para a compra de frutas e o vereador Aroldão cedeu o espaço da fazenda para ponto de apoio.
O resto desse dia de aventura fica por conta dos inúmeros depoimentos (fotos e vídeos) dos ‘guerreiros’ que subiram a serra e estão propagando mais essa aventura em suas redes sociais.






































Arnold Coelho - Ambientalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário