Secretaria de Saúde de Ibicaraí faz parceria com Programa Brasil Sorridente do Governo Federal - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

domingo, 22 de maio de 2022

Secretaria de Saúde de Ibicaraí faz parceria com Programa Brasil Sorridente do Governo Federal

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, através do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, realizou nessa sexta-feira, dia 20 de maio, procedimento de 30 moldes de próteses dentárias para pacientes que foram indicados pelos odontologistas e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde da Família (USF) da sede e dos distritos. O processo de escolha da pessoa beneficiada com a prótese seguiu critérios, considerando a necessidade da prótese e o grau de vulnerabilidade de cada indivíduo. 

As próteses moldadas, nessa sexta-feira, dia 20, serão entregues no mês de junho, e a cada mês 30 pessoas farão a modelagem, assim, o município entregará mensalmente 30 próteses. De acordo com a Secretária de Saúde Luna Tavares, o objetivo é garantir a integralidade do cuidado, inclusive oportunizando uma saúde bucal de qualidade. Esse projeto, além de garantir o cuidado da saúde física, é uma forma de promover saúde mental e aumentar a auto estima do indivíduo.

Para Luna Tavares, essa é uma conquista inédita no município, e apesar de ser um serviço ofertado pelo SUS, poucos municípios da região realizaram a adesão ao programa, uma vez que o repasse federal é muito pouco, tendo que a gestão se comprometer com o valor excedente. A prefeita Monalisa Tavares de imediato autorizou a adesão de Ibicaraí junto ao programa. “Hoje os pacientes foram moldados e terão suas próteses confeccionadas especificamente de acordo com as suas demandas individuais e em breve essas pessoas receberão suas próteses”, disse Luna. 

O que é o Brasil Sorridente

Política Nacional de Saúde Bucal tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.





Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário