ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação: Semana Mundial do Brincar acontece de 21 a 29 de maio em Ilhéus






Sob o tema “Confiar na força do Brincar”, a Prefeitura de Ilhéus promove entre os dias 21 e 29 de maio a Semana Mundial do Brincar (SMB), evento que integra o calendário oficial da Secretaria de Educação (Seduc). A iniciativa pretende reforçar a confiança no brincar como um ato essencial, da natureza da criança e uma força humana.
Para tanto, a Aliança pela Infância convida a todos para fazer parte do projeto. O objetivo da ação é proporcionar às crianças uma infância plena e digna. “Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e acreditar que tudo pode ser melhor. Queremos chamar a atenção para a importância de nutrir ação e linguagem lúdicas da criança, pois brincando ela aprende a se relacionar com o mundo à sua volta”, explicou Eliane Oliveira, titular da Seduc.




A proposta da SMB destaca que ao brincar a criança está aprendendo o tempo todo a conhecer as potências e limites do seu corpo, do espaço, das outras crianças e adultos. A iniciativa desenvolvida pela Seduc também tem como finalidade promover atividades culturais e esportivas que oportunizem o público infantil um espaço no qual possa, através da brincadeira, desenvolver o autoconceito positivo, confiança no outro e no mundo, aprender a lidar com a cooperação, a autonomia, a empatia, além de proporcionar oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.
A Seduc acrescenta que serão propostas ações pedagógicas com foco em confiar na força do brincar para serem executadas durante a semana de 23 a 27 de maio, nas unidades escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. As crianças desenvolverão atividades que incluem desenhos ou escrita das brincadeiras preferidas, recorte e colagem, construção de maquetes, vivências de brincadeiras passadas de geração a geração e circuito de brincadeiras.




Serão trabalhados nas unidades escolares temas com confiança na força do brincar inclusivo, por meio de brincadeiras inclusivas; confiança na força do brincar das artes, brincando de fazer arte; confiança na força do brincar do campo, por meio de vivência do brincar do campo; confiança na força do brincar étnico-cultural, através brincadeiras indígenas e brincadeiras de origem africana; e confiança na força do brincar dos jogos e brincadeiras dirigidas, promovendo uma escola brincante e estações de brincadeiras interclasse.
A programação conta ainda com um encontro coletivo, o Dia B do Brincar, que acontecerá no dia 25 de maio, no Estacionamento do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, das 9h às 11h e das 14h às 16h, com atividades diversas para os estudantes da rede pública municipal de 5 a 10 anos.





Nenhum comentário