Ilhéus apresenta alto risco de infestação de dengue, aponta LIRAa - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Ilhéus apresenta alto risco de infestação de dengue, aponta LIRAa

 O IIP está acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, mantendo o sinal de alerta para a proliferação das larvas do mosquito na cidade

dengue

Ilhéus pode ter surto de dengue, Zika vírus e Chikungunya, conforme dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2021, cujo Índice de Infestação Predial (IIP) foi 8,4%, considerado alto risco. O IIP está acima do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%, mantendo o sinal de alerta para a proliferação das larvas do mosquito na cidade.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), a conclusão do 1º ciclo de 2022 do Levantamento de Índice (LI) totalizou 5,2%. A Sesau destaca a importância da população contribuir com o trabalho preventivo realizado pelos agentes de combate às endemias, que inclui autorização para inspeção dos imóveis. As Unidades de Pronto Atendimento da Conquista e da Zona Sul são referência para os casos no município.

As visitas domiciliares são cruciais para combater e controlar a infestação do Aedes, principalmente nos bairros com maior incidência de dengue. “Os agentes realizam visitas e orientam os moradores, mas é importante que a comunidade faça a sua parte, porque o combate depende da conscientização de todos. Se não houver comprometimento da população, os casos continuarão aumentando”, destaca André Cezário, titular da Sesau.

dengue

O setor de Vigilância Epidemiológica (VIEP) aponta alguns bairros que registraram aumento do número de casos de dengue e estão em situação de alerta: Salobrinho; São Francisco; Nelson Costa; Sapetinga; Nossa Senhora da Vitória; Barra de Itaípe; Avenida Itabuna; Hernani Sá e Pontal. Assim, o último levantamento registrou 124 casos de dengue notificados em Ilhéus. 

Disque-dengue – O munícipe pode efetuar denúncias de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas mais críticas, através do número (73) 3234-2031.  O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

A comunidade, por sua vez, também deve contribuir com a ação preventiva, cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada

Nenhum comentário:

Postar um comentário