Prefeitura reforça campanha Março Lilás com coleta do exame preventivo nas unidades de saúde - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 17 de março de 2022

Prefeitura reforça campanha Março Lilás com coleta do exame preventivo nas unidades de saúde

 A coleta de Papanicolau (preventivo) foi intensificada nos postos de saúde do município

Campanha dedicada à prevenção e combate ao câncer de colo de útero, o Março Lilás orienta o público feminino sobre os cuidados redobrados com a saúde. Visando ampliar as ações e fortalecer a campanha, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), intensificou a coleta de Papanicolau (preventivo) nos postos de saúde do município. No último sábado (12), além da coleta, centenas de mulheres realizaram exames laboratoriais, nas unidades Euler Ázaro, Sarah Kubitschek e Hernani Sá. 

“Por determinação do prefeito Mário Alexandre, as nossas equipes intensificam as ações para facilitar o acesso da população aos serviços públicos de saúde do município. A campanha Março Lilás soma-se às várias atividades desenvolvidas para estimular as mulheres a realizarem exames de mama e de colo do útero, com a finalidade de diagnosticar precocemente a doença e iniciar o tratamento imediato”, frisou André Cezário, titular da Sesau. 

A Prefeitura oferece o exame conforme o horário de funcionamento de cada unidade de saúde. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos do Papilomavírus Humano (HPV). Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente na população feminina, sendo uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário