Mês da Mulher: Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 21 de março de 2022

Mês da Mulher: Prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

 A assistência inclui coleta de preventivo, consultas médicas, atendimento de Enfermagem e exames laboratoriais.

A Secretaria de Saúde (Sesau) preparou uma programação especial alusiva à Campanha Março Lilás, dedicada à luta contra o câncer do colo do útero. As ações desenvolvidas por meio do programa ‘Saúde na Comunidade’ já atenderam o público feminino em diversas localidades do município. No último sábado (19), mais de 100 mulheres tiveram acesso aos serviços, dentre eles ultrassonografia da mama, obstétrica e transvaginal, ofertados na Policlínica Municipal de Saúde Halil Medauar. 

Além das orientações e entrega de material educativo, a assistência inclui coleta de Papanicolau (preventivo), consultas médicas, atendimento de Enfermagem e exames laboratoriais, com foco no diagnóstico precoce, na redução da vulnerabilidade e dos riscos à saúde. A Prefeitura oferece o exame preventivo conforme o horário de funcionamento de cada unidade básica de saúde.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos do Papilomavírus Humano (HPV). Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente na população feminina, sendo uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário