Itajuípe: Em ato histórico, Prefeitura extingue lixão na cidade - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 14 de março de 2022

Itajuípe: Em ato histórico, Prefeitura extingue lixão na cidade





O Prefeito Marcone Amaral assinou, nesta segunda-feira, 14, a ordem de extinção do lixão existente no município de Itajuípe. Uma luta histórica de ambientalistas e da Secretaria de Agricultura e de Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMMAM, esta ação do município encerra um processo de degradação ambiental causado pelo descarte inadequado de lixo há décadas.
Com a extinção do lixão, o Itajuípe passa a destinar os resíduos sólidos da cidade para o aterro sanitário localizado no município de Ilhéus, parceria que faz parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território Litoral Sul. O acordo foi firmado em cerimônia realizada na Casa de Cultura Junot Matos de Santana e contou com a presença do representante da empresa gestora do aterro, Maurício Sena, da CTR Ilhéus Ltda., do Vice-Prefeito Léo da Capoeira, dos vereadores municipais, de secretários municipais, representantes do Commam, ambientalistas e comunidade.
As ações não param somente nestes atos fundamentais para a recuperação ambiental da área já degradada pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos de toda a cidade. Além disso, a Prefeitura Municipal firmou convênio com a Ong Paita – Protetores dos Animais de Itajuípe, para a efetivação da coleta seletiva no município, bem como a ação social de contrataçãode um membro de cada família de moradores e trabalhadores do lixão para o projeto de reciclagem e separação da coleta seletiva, sob supervisão da Ong Paita, que tem como objetivo principal a manutenção da Ong e dos cuidados com os animais em situação de rua no município.
Para o Prefeito Marcone Amaral “Este é um grande dia para o nosso município. Há décadas as regiões em que se destinavam os resíduos sólidos de toda cidade foram degradadas e os moradores do entorno, sofrendo com os efeitos do lixo a céu aberto. Estamos muito felizes que vamos, a partir deste momento, mudar essa história em nossa cidade e ajudar na recuperação do nosso meio ambiente”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário