Mário Alexandre recebe embaixador da União Europeia para tratar ações de apoio às vítimas das chuvas - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Mário Alexandre recebe embaixador da União Europeia para tratar ações de apoio às vítimas das chuvas






O prefeito Mário Alexandre recepcionou nesta segunda-feira (31) o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, o vice-governador João Leão e o senador Jaques Wagner para discutir ações de caráter humanitário voltadas às vítimas das chuvas que atingiram a Bahia e Minas Gerais em dezembro do ano passado. Os recursos são oriundos dos fundos emergenciais mobilizados pela Comissão Europeia. O encontro contou com as presenças de representantes do Executivo estadual e da Rede Cáritas.
Mário Alexandre frisou a importância do auxílio dos organismos internacionais em benefício das famílias vulneráveis. “Gratidão ao povo baiano, brasileiro, às associações, à Câmara de Vereadores, aos voluntários, à Rede Cáritas e ao Governo da Bahia, presente desde o primeiro momento buscando alternativas para salvar a vida das pessoas. Muita gente ajudando e sendo solidária. Isso é o que me faz trabalhar cada vez mais por Ilhéus. Quero agradecer a parceria do nosso governador Rui Costa, que montou um centro avançado junto aos municípios para ajudar as famílias em toda a região”.





Na visita, o diplomata assegurou que a comunidade internacional está se mobilizando para enviar ajuda financeira, a fim de que as famílias afetadas sejam atendidas de forma célere e pontual. Conforme Ybáñez, foi doado 1 milhão de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 6 milhões. “É um projeto que vai ser aplicado em seis meses, focado nas necessidades mais urgentes. Queremos ser rápidos na resposta para identificar as pessoas mais necessitadas e trabalhar na construção das casas”, afirmou.
O vice-governador destacou que a vinda do embaixador fortalece as iniciativas de cooperação humanitária para auxílio na resposta às consequências das enchentes, alagamentos e inundações. “Sentimento de gratidão e de acreditar que cada vez mais têm pessoas do outro lado do mundo com o intuito de nos ajudar e colaborar para que as ações se concretizem em benefício das famílias que mais precisam”.




De acordo com o governo baiano, os recursos serão destinados a mil famílias, com objetivo de atender às necessidades mais urgentes, incluindo pagamento de aluguel, alimentação, material de construção e itens básicos.
Também participaram do encontro o vice-prefeito Bebeto; a secretária Soane Galvão; a gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Rebekka Reischmann; a coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima; o bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa; e demais autoridades políticas e militares. Após a reunião, a comitiva visitou as comunidades ribeirinhas do Banco da Vitória e Vila Cachoeira, zona oeste da cidade, ambas afetadas pelas enchentes.




por Raiane Amorim, Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário