Prefeitura de Ibicaraí realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Prefeitura de Ibicaraí realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

 

O Clube dos Comerciários de Ibicaraí (CCI) foi palco, durante todo o dia dessa terça-feira, 30 de novembro, da 6ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema A Importância da Rede de Atenção à Saúde para o fortalecimento do SUS.
A ação teve início às 9 horas com o músico Olivério Leal cantando para o público presente e em seguida foi feito uma oração. Na sequência a psicóloga e coordenadora da Saúde Mental do Município, Karla Santos, convidou algumas autoridades presentes para formar a mesa diretora, entre elas: a prefeita Dra. Monalisa Tavares, o vice-prefeito Adelson Oliveira, a secretária municipal de Saúde Luna Tavares, o coordenador da Atenção Básica Carlos Cezar, a enfermeira Polyanna Alves Dias Costa, a vereadora Silvana Santana, o advogado e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Carlyle Assis e Hélia Maria da Silva.
Na sequência o assessor de comunicação do município, Guilherme Moreira, mostrou no telão um vídeo sobre o atual momento da Saúde no município e salientou que agora Ibicarai tem saúde de verdade.
Em seguida a secretária municipal de Saúde Luna Tavares cumprimentou a mesa e a todos os presentes e fez um breve relato de como foi construído cada etapa para se chegar nessa Conferência. "Confesso que é uma grande responsabilidade e tenho esse compromisso de melhorar diariamente a nossa saúde. Foram muitas etapas para chegar até aqui. Conseguimos implantar os conselhos locais de Saúde em todas as 11 unidades e fizemos uma capacitação com os novos conselheiros. O resultado das oficinas temáticas entrará no Plano Municipal de Saúde”, disse Luna.
No momento seguinte foi dado a palavra para Hélia Maria da Silva, o coordenador da Atenção Básica Carlos Cezar e a vereadora Silvana Santana, que foram breves dando boas-vindas a todos os presentes e enaltecendo a gestão e a Conferência.
A prefeita Dra. Monalisa Tavares iniciou sua fala cumprimentando os presentes e em especial a todos os profissionais de Saúde do município. A prefeita fez uma menção especial para a vereadora Silvana Santana pelos relevantes serviços prestados ao bairro Duque de Caxias e ao vereador Aroldo Melo. A gestora falou também de Polyanna Alves Dias Costa e por último homenageou a secretária Luna Tavares.
"Falar de Saúde é algo que falo com orgulho, afinal sou profissional da área há 30 anos. Ao assumir a gestão, eu, por ser médica, tenho a obrigação de fazer uma saúde de excelência e graças a Deus chegamos ao final do primeiro ano com uma Saúde muito melhor do que encontramos. Isso não quer dizer que não falta mais nada, pois a Saúde é muito dinâmica e novas demandas surgem a todo instante. Com relação a essa Conferência é importante dizer que essa ação vai pautar e detectar os problemas e as necessidades de cada setor do nosso município. Somos um dos poucos municípios baianos com 100% da Atenção Básica. É importante que nossos profissionais saibam que o primeiro passo para ter uma saúde de verdade é o acolhimento”, disse a prefeita.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, Dr. Carlos Assis, fez a abertura oficial da Conferência, e no seu discurso ele pautou dois tópicos: agradecimento e justiça. Dr. Carlyle agradeceu a todos e em especial aos conselheiros de Saúde e aos 11 conselheiros locais que representam as 11 áreas de Saúde do município e a equipe de Saúde local. Carlyle falou da importância da justiça social e usou como exemplo a injustiça com o fechamento do hospital e no momento seguinte a justiça social sendo feita com a reabertura desse equipamento tão importante, feita pela gestora Monalisa Tavares no seu primeiro mandato. 
No momento seguinte a palestrante Polyanna Alves Dias Costa falou por quase uma hora sobre a Importância da Rede de Atenção à Saúde para o fortalecimento do SUS e elogiou o atual momento do município com relação aos serviços ofertados. Poliana ressaltou que manter um hospital em uma cidade desse porte é difícil, e depende muito da vontade do gestor. A palestrante pontuou de forma positiva o novo Raio-X e as reformas nas Unidades Básicas de Saúde. A enfermeira falou um pouco como funciona a atenção básica e a saúde de média e alta complexidade e como são ofertados os serviços de saúde. Entre os muitos assuntos abordados na palestra a enfermeira lembrou da campanha de vacina contra o Covid e da importância de tomar a vacina e usar máscara.
Na sequência aconteceu um intervalo onde foi servido um lanche para todos os presentes e em seguida foram feitas as oficinas temáticas para a elaboração das propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual. No total foram três eixos temáticos:
1º Eixo temático: Os desafios da regulação para a efetivação da integralidade do cuidado em saúde;
2º Eixo temático: O cuidado em saúde mental para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial;
3º Eixo temático:  A Atenção Primária enquanto ordenadora da rede de atenção à saúde e coordenadora do cuidado.
No final foi feita a votação das propostas que serão inseridas no Plano Municipal de Saúde.
Estiveram presentes a Conferência, além de um grande público e os profissionais da Saúde, a prefeita Monalisa Tavares; a secretária municipal de Saúde, Luna Tavares; o vice-prefeito, Adelson Oliveira; além dos secretários Odemir Céo (Finanças), Marlene Nascif (Assistência Social), Yanca Soares, (Infraestrutura), Olivério Leal (Cultura), Joadson Evangelista (Governo); a coordenadora do CAPS, Carla Melo; o assessor especial, Arlyson Ramos; o diretor de Esportes, Domingos Silva de Souza; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Carlyle Assis, os vereadores Aroldo Melo e Silvana Santana; a Coordenadora Municipal de Saúde Mental, Karla Santos; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Priscilla Araújo; a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Thaísa Rodrigues; a Técnica em Referência de Saúde do Trabalhador, Ana Graciela Andrade Matos, o coordenador de Enfermagem do HAMM, Silvio Marcos; a diretora do Hospital Arlete Maron de Magalhães, Zenáuria Barbosa e o coordenador da Vigilância Sanitária Kaio Guerra.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário