Prefeitura confirma mutirão contra a dengue sexta-feira no bairro Conceição - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 6 de julho de 2021

Prefeitura confirma mutirão contra a dengue sexta-feira no bairro Conceição

Dando sequência ao trabalho de combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirmou para sexta-feira, dia 9, um mutirão para mobilização dos moradores do Conceição. De acordo com o último LIRAa, realizado no mês passado, em Itabuna, o bairro registrou 17,17% de índice de infestação predial.
Pelo menos 120 Agentes de Combate às Endemias participarão da ação programada para se iniciar a partir das 7h30min. Os profissionais de saúde farão visitas nas residências, praças e jardins para limpeza da área e recolhimento de quaisquer utensílios que possam acumular água, a exemplo de garrafas, vasilhames plásticos ou de metal, etc., além de orientar os moradores para que evitem água parada ou caixas d’água e reservatórios descobertos.
A orientação das famílias sobre as formas de evitar novos focos do mosquito da dengue, chikungunya e zika vírus é fundamental. “Vamos trabalhar duro para livrar o bairro de focos de larvas e de mosquitos e das arboviroses que continuam fazendo vítimas”, garantiu o supervisor dos Agentes de Combate às Endemias, Clodoaldo Oliveira.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância do acolhimento por parte das famílias dos Agentes de Combate às Endemias que trabalham em ações preventivas para manter o município livre do mosquito e de um possível surto de dengue. Ela diz que o mutirão deve ser um trabalho contínuo.
“Todos precisam se conscientizar do quão importante é manter a vigilância acerca de todo e qualquer recipiente que possa acumular água, viabilizando a proliferação do Aedes Aegypti”, alerta.
A chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, também reforça o quanto é fundamental o trabalho das equipes de saúde no combate, controle e prevenção das arboviroses, mas lembra que sem a conscientização das pessoas e a ajuda da comunidade será difícil erradicar o problema.
Já a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, lembra que mutirões semelhantes já foram realizados nos bairros Santa Inês, que registrou 21,27% de infestação predial, Daniel Gomes, com 21,05%, Corbiniano Freire, com 18,75%, além do Novo Horizonte, Jorge Amado e Jardim Primavera, com índices acima de 15%. Depois do Conceição, Sarinha Alcântara, Jorge Amado e Urbis IV serão os próximos bairros a receber os Agentes de Combate às Endemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário