Secretarias de Saúde e Sesttran se unem para evitar animais soltos em vias públicas - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Secretarias de Saúde e Sesttran se unem para evitar animais soltos em vias públicas





Apreensão de animais no centro de Itabuna

A Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), iniciou uma campanha de orientação e conscientização para alertar a comunidade sobre os riscos e a responsabilidade de donos de animais de grande porte soltos em vias públicas de Itabuna.
A ação começou na manhã da segunda-feira passada, dia 14, com uma blitz na cidade. A equipe aproveitou também para recolher animais encontrados nas ruas. A empresa MS Ltda, responsável pela guarda deles também participou.
A diretora de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos, explicou que, inicialmente, a equipe fez buscas na cidade, visitou propriedades e orientou os criadores a manter seus animais sob sua guarda. Falou também sobre a Lei Municipal nº 2.030, que permite apreender os animais encontrados nas vias públicas e multar os responsáveis descumprimento das normas.
“Não é uma questão de punir os donos de animais de grande porte – bovinos, suínos, equinos, etc. Mas, garantir a segurança da população”, reforça Ellen. Ela destacar ser o problema antigo em Itabuna, e que coloca motoristas, motociclistas e pedestres em situação de risco constante, principalmente em avenidas e ruas de intenso movimento.
A diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes, também alerta para reforçar a importância de preservação da segurança da coletividade. “A orientação é que os proprietários mantenham seus animais de grande porte presos em locais apropriados, para evitar que circulem pelas vias públicas e coloque a população em perigo”, acentua.
Ela diz ainda que é importante a colaboração e a fiscalização da comunidade, que pode acionar o recolhimento dos animais soltos em quaisquer áreas da cidade ligando para os números 99124-6405, (empresa MS) ou 3212 3439, (Divisão de Zoonoses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário