Prefeitura intensifica ações de combate a dengue em Itabuna - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 1 de junho de 2021

Prefeitura intensifica ações de combate a dengue em Itabuna

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itabuna está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Ontem, segunda-feira, dia 31, os agentes de endemia promovem durante o dia, um mutirão no bairro Ferradas e nos condomínios Jubiabá e Gabriela. Hoje, dia 1º/6, cerca de 30 profissionais de saúde estarão no bairro Nova Esperança, e na quarta, dia 2, no bairro Fernando Gomes.Além da busca e eliminação de possíveis focos de larvas do mosquito, os agentes de endemias fazem o tratamento de caixas e reservatórios de água e orientam os moradores sobre a forma de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes aegypti.

FOCO NA PREVENÇÃO

A chefe da Divisão do Programa de Endemias da Secretaria de Saúde, Lucimar Santos Ribeiro ressaltou que “esse trabalho de prevenção, combate e controle do mosquito, que não dá tréguas, é realizado regularmente pelos agentes de endemias”.
Ela destaca a importância das atividades como os mutirões que são realizados pelo município desde o início da atual gestão, ao destacar que ações desta natureza, previnem e evitam que a população sofra com surto de dengue a exemplo do que já ocorreu em anos anteriores. “Não temos medido esforços para fortalecer o combate ao Aedes Aegypti em nosso município”, disse Lucimar Ribeiro.
O supervisor dos agentes de endemias, Clodoaldo Santos de Oliveira, lembrou que no início do mês de maio, foram recolhidos centenas de pneus usados e descartados de forma ilegal em áreas abandonas, em canais e beira de estradas, por parte de donos de borracharias. O material recolhido é encaminhado a uma empresa de reciclagem instalada em Itabuna.
Clodoaldo disse ainda que a população pode e deve ajudar a Prefeitura no combate ao mosquito, observando cuidados simples como manter tonéis e caixas d'água tampados, calhas sempre limpas e evitar água parada em qualquer vasilhame por menor que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário