ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itajuípe: Secretaria de Saúde promove treinamento para vacinação com imunizante da Pfizer







A Secretaria de Saúde realizou um treinamento com a equipe de vacinação para utilização do imunizante produzido pela Pfizer-BioNTech contra a COVID-19. Além do treinamento, a equipe também recebeu orientações sobre boas práticas em sala de vacinação, visando o aumentando da segurança da imunização da população de Itajuípe.
A vacina da Pfizer, que ainda chegará ao município, será destinada primeiramente às gestantes e puérperas, que são consideradas grupo de risco pelo Ministério da Saúde. Esta decisão tem como base estudos nacionais e internacionais que avaliaram os riscos e os benefícios de imunizar mulheres nessas condições e, portanto, garantem a eficácia e a segurança da vacinação deste grupo.
Para que as gestantes e puérperas possam se vacinar no município, devem procurar as unidades de saúde de seu bairro para avaliação da equipe, pelo médico da unidade de saúde ou obstetra que a acompanha e apresentação do termo de consentimento em vacinação. A vacinação em gestantes é opcional e poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios por cada equipe de saúde.
Seguindo este protocolo, após o grupo prioritário de gestantes e puérperas for totalmente contemplado, a imunização com a vacina da Pfizer segue para a população em geral, que contará também com a imunização através da vacina Oxford/Astrazeneca.
Para Secretária de Saúde, Lucimara Hage, “Itajuípe vem fortalecendo cada dia mais a estrutura de vacinação do município, com capacitações para cada imunizante que vem sendo oferecido à nossa população pelas autoridades sanitárias. Desta forma, aguardamos a vacina da Pfizer para ampliar ainda mais os grupos imunizados em nossa cidade”, declarou.

Nenhum comentário