Campanha de Doação de Sangue teve a participação de 350 pessoas, diz Secretaria de Saúde. - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 29 de junho de 2021

Campanha de Doação de Sangue teve a participação de 350 pessoas, diz Secretaria de Saúde.



Graças a ação da Secretaria Municipal de Saúde, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna conseguiu que 350 pessoas fizessem a doação de sangue durante a semana da campanha que antecedeu o Dia Mundial de Doação de Sangue, celebrado em 14 de Junho. Além de entrevistas na mídia, a secretária Lívia Mendes Aguiar mobilizou toda a equipe de servidores da Saúde e das demais secretarias para doar sangue.
No balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o coordenador do Serviço de Captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, comentou sobre a importância dessas ações de incentivo a doadores e sobre a campanha de conscientização da comunidade para a doação de sangue pelos inúmeros benefícios para quem faz esse gesto de amor à vida e para quem recebe. A secretária Lívia Mendes Aguiar, que é médica, deu o exemplo.
Na semana de 14 a 19 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vans para levar até o Banco de Sangue centenas de servidores das secretarias municipais. “A campanha foi mais um incentivo aos profissionais e a população como um todo sobre a importância da doação de sangue.. Graças a Deus foi alta a adesão”, comentou Lívia Mendes.
“Com isto, conseguimos ampliar o número de doações e salvar mais vidas. Entretanto, é importante frisar que é preciso que a população se conscientize dessa necessidade para que possamos continuar doando e ajudando mais pessoas que estão enfermas” afirmou a titular da Secretaria de Saúde.
A exemplo de outras unidades de hemoterapia do país, desde o início da pandemia do novo coronavírus caíram as doações de sangue. No caso do Banco de Sangue, por exemplo, as doações não ultrapassaram 200 captações por semana, o que é considerado bem abaixo das necessidades de fornecimento aos hospitais de sangue e hemoderivados.
O Banco de Sangue atende às demandas tanto dos hospitais da da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, como também ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que presta atendimento a mais de 120 municípios pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS). Na pandemia, a unidade segue medidas e protocolos restritivos contra a Covid-19 para a segurança dos doadores e servidores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário