Vigilância Epidemiológica detectou 87 pessoas infectadas pela Covid-19 no Conceição - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Vigilância Epidemiológica detectou 87 pessoas infectadas pela Covid-19 no Conceição

 


A testagem de moradores, comerciantes e comerciários do Bairro Conceição, executada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, dia 15, detectou 87 pessoas infectadas pela Covid-19. Foram realizados 481 testes dos quais 82 positivos para o TR Anticorpo e cinco para TR Antígeno. Nas coletas RT-PCR os resultados são conhecidos depois de análise pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Segundo os resultados da testagem divulgados nesta tarde, ao todo foram realizados 399 exames TR Anticorpo com 317 resultados negativos, 11 IgM positivo e 21 IgM e IgG positivos e 50 IgG. No TR Antígeno foram 35 exames que tiveram 29 negativos enquanto no RT-PCR foram  48 coletas. 

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). 

A testagem é indicada para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos. 

A partir das 8 horas, os profissionais de saúde da Prefeitura de Itabuna iniciaram o mutirão para testagem contra a covid-19. A ação aconteceu até as 13 horas, na Rua Bela Vista, na lateral da Igreja Nossa Senhora da Conceição, contando com a participação de mais de 40 servidores do Departamento de Vigilância da Saúde.

O pároco da igreja, Padre Adriano Fernandes Oliveira, além de elogiar a iniciativa da Prefeitura, aproveitou para fazer o teste rápido. Ele ressaltou a importância desse trabalho, ao destacar que a assistência e promoção à saúde levada para perto da comunidade, além de benéfica, garante a saúde e uma melhor qualidade de vida da população.

William Souza Santos,  36 anos, ao receber o resultado descobriu que já tinha sido infectado pela Covid-19, mas garantiu que não teve nenhum sintoma desde quando a doença surgiu em Itabuna. “Estou muito feliz porque não estou mais com a doença e ainda  produzi anticorpos, segundo os profissionais”, comentou.

O gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Émerson Oliveira, explicou que o mutirão faz a triagem, os testes rápidos e o RT-PCR, quando há coleta da secreção nasal. Neste último tipo de exame o material é encaminhado ao Laboratório Lacen, em Salvador. 

“O mutirão é  testagem em massa para detecção, prevenção e promoção à saúde da comunidade, numa demanda espontânea”, qualificou ele a ação. 

Emerson informou que as pessoas que testaram positivo foram orientadas a permanecer em isolamento por pelo menos 10 dias e são monitoradas pelos profissionais da Unidade de Saúde do bairro onde acontece o mutirão. 

Segundo Émerson, se 10 pessoas forem diagnosticadas com a Covid-19, atenderem a recomendação e se mantiveram isoladas, faz uma grande diferença, já que haverá menos pessoas infectadas nas ruas cidade. 

O gerente da Vigilância Epidemiológica afirma que as pessoas devem manter o distanciamento social, a higiene das mãos com água e sabão, álcool gel 70%, usar máscaras e sair se estritamente necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário