Prefeitura amplia serviços de microdrenagem em toda extensão da Avenida Ilhéus - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Prefeitura amplia serviços de microdrenagem em toda extensão da Avenida Ilhéus

 


Prossegue na Avenida Ilhéus, no centro de Itabuna, a ação de desobstrução e limpeza de bueiros e de redes pluviais, com a retirada do material conduzido pelas chuvas e lavagem. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, decidiu ampliar os serviços depois de as equipes constatarem que a rede de drenagem pluvial necessitava de substituição do manilhamento.

O superintendente Francisco de Sousa Lino Filho afirma que em alguns locais, as manilhas estavam entupidas ou quebradas por conta do enraizamento de árvores no canteiro central. “Com a substituição, a rede pluvial cumprirá seu papel de escoar a água das chuvas, evitando alagamentos e problemas a moradores e comerciantes da avenida Ilhéus”, acrescentou.

A operação de microdrenagem é para preparar algumas avenidas e ruas da cidade para o período das chuvas, já que está sendo executada em áreas onde há registros de alagamentos “Nos antecipamos com essas ações, mas desejamos a cooperação da população para que redes de drenagem pluvial e bueiros permaneçam limpos. Para isso, é necessário que se evite jogar lixo nas ruas”, diz Sousa.

Em paralelo às ações da Prefeitura, a Emasa fez a substituição de manilhas e a retirada de tubulações que lançavam água de chuvas na rede coletora de esgotamento sanitário. A ação integrada é preparatória para a reurbanização da avenida Ilhéus dentro do projeto de requalificação de avenidas que está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Conder, em parceria com o município.

Nos serviços de limpeza e zeladoria, iniciados no final de março, as equipes estão tendo o suporte de um caminhão caçamba para a remoção de dejetos e do material carregado e de um caminhão suga-suga, que lança fortes jatos d’água no interior das redes pluviais e bueiros para a limpeza completa. A orientação do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, é de preparar os logradouros para evitar alagamentos.

A desobstrução e a limpeza de redes coletoras de águas pluviais e bueiros nos principais corredores de tráfego, no centro e bairros de Itabuna, estão sendo executadas desde o mês de fevereiro pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. Antes, a ação preventiva tinha alcançado outras as vias do centro da cidade. A exemplo das avenidas Amélia Amado, Cinquentenário e Ruffo Galvão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário