Prefeitura empossa novos conselheiros municipais de Itabuna - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Prefeitura empossa novos conselheiros municipais de Itabuna

 


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, nomeou e deu posse nesta quarta-feira, dia 28, em solenidade no Teatro Municipal Candinha Dórea, aos novos integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Comdus) e o de Meio Ambiente de Itabuna (Comam) para o biênio 2021/2023. Os dois conselhos contam com representantes de órgãos públicos, entidades civis e movimentos sociais.

Augusto parabenizou os novos conselheiros e destacou o importante papel que representam no desenvolvimento de políticas públicas no município. O realçou que os conselhos são corresponsáveis por projetos que garantam o bem-estar social, educacional e econômico da cidade, por serem o  elo entre a sociedade civil organizada e governo municipal.

O prefeito reconhece que o gestor municipal moderno tem a responsabilidade de interagir com a sociedade, “pois ninguém constrói nada sozinho”, frisou. Segundo Augusto, “uma gestão que se preocupa com a população tem que ser compartilhada e os conselheiros são auxiliares importantes  na administração, seja no planejamento, orientação, fiscalização e até julgamento de questões relativas a setores que cada um dos conselhos representa”. 

O Comdus conta com seis titulares e seis suplentes, representando o setor público; as entidades civis, 12 conselheiros, sendo seis titulares e seis suplentes, representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea), Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI),  Unime, UniFTC, UFSB e Fundesb. 

Os movimentos sociais contam como representantes o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU), Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Educação; Sindicato  dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Madeira; Movimento Empresarial do Sul da Bahia (MESB); e Cooperativa Popular dos Trabalhadores de Reciclagem de Itabuna.

Já o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) está representado por secretários municipais e  entidades governamentais. Civis e empresariais: ADAB,  Associação Bicharada,  Associação Santa Cruz do Ijexá, Barry Callebaut, Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, Ceplac, Defensoria Pública da Bahia; Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura  e Meio Ambiente, Instituto Aconchego, IF Baiano Uruçuca, IFBA- Ilhéus,  Instituto Viverde, Trifil, Subsecção da OAB de Itabuna, Pedreira União , Rotary Clube Itabuna  e  Movimento Sul da Bahia em Ação 

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional, seguida da participação do artista Zenrique, que cantou uma música de seu repertório, destacando as origens grapiúnas, além de  fazer um  recital de poesia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário