ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura cadastra famílias de condomínios e dos bairros para o Previne Brasil

 


A Prefeitura de Itabuna realizou no sábado, dia 24, mutirão de cadastramento dos moradores do condomínio residencial Itapoan do Programa Casa Verde Amarela, na zona oeste da cidade, com a meta de alcançar 1.200 pessoas. O trabalho integra o cronograma executado pela Secretaria Municipal de Saúde para atingir 100 por cento de cobertura dos habitantes do município.

A partir deste ano, o Ministério Saúde adotou como critério para repassar recursos às prefeituras o número máximo de usuários cadastrados na Atenção Primária à Saúde. A maioria da população usa o Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a necessidade de que todos cooperem. Se tiver verbas suficientes, vai se ter um serviço de melhor qualidade para toda a população.

Segundo o Departamento de Atenção Básica, atingida a meta o município garantirá a transferência de recursos financeiros federais que serão investidos na promoção das linhas de cuidado à saúde do homem, mulher, crianças, adolescente, idoso e do trabalhador contemplando aspectos de vigilância à saúde com ênfase nos grupos prioritários.

As atividades asseguram que quanto mais famílias forem cadastradas, a Prefeitura também cumprirá às exigências do Programa Previne Brasil do Governo Federal. O prefeito Augusto Castro (PSD) determinou que os mutirões sejam realizados em toda a cidade para que a meta seja alcançada até o mês de agosto.

O cadastramento das famílias foi iniciado em gestões anteriores, mas não chegou a ser concluído. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), intensificou o mapeamento e a territorialização em todos os bairros e centro da cidade. O trabalho é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, sob supervisão dos enfermeiros, mobilizando mais de 400 profissionais.

A Secretaria de Saúde tem enviado comunicado aos síndicos e agentes de portaria para que facilitem o acesso das equipes para que o cadastramento seja efetuado de forma integral, visto que em algumas situações muitas famílias se recusam a receber os Agentes Comunitários.

A Secretaria de Saúde reconhece que o momento é crítico, por conta da Covid-19, mas afirma que os profissionais envolvidos seguem protocolos de segurança. As equipes ficam nos salões de eventos dos imóveis recebendo cada um dos condôminos, conforme agendamento prévio depois de expedidos ofícios aos síndicos.

Segundo a Secretaria de Saúde, estão em curso cadastramentos de famílias dos condomínios Jardim das Acácias, Jardim das Hortênsias, bairros Jardim Vitória, Góes Calmon, Castália, Centro da cidade, entre outros. O trabalho é essencial necessitando de compreensão e apoio de toda a sociedade itabunense.

Nenhum comentário