ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão de Combate à Dengue chega segunda-feira ao Santa Catarina

 


O Santa Catarina é o bairro de Itabuna que apresenta o maior índice de infestação predial: 29,41%. 

O índice foi registrado pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado há uma semana pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Por isso, nesta segunda-feira, dia 26, no bairro acontece um Mutirão de Combate à Dengue com a participação de técnicos, Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde, das 8 às 134 horas. A expectativa é de que todos os imóveis, residenciais e não residenciais, além de terrenos, sejam vistoriados. 

As equipes farão a distribuição de sacos de lixo para que os moradores retirem objetos que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito do interior de suas residências para que sejam recolhidos por caminhões coletores. Como é de praxe, todos os moradores também serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito.

Haverá a pulverização de todo o bairro com inseticida, além do uso de larvicida em terrenos baldios para eliminação de criadouros do Aedes aegypti em pontos estratégicos: oficinas e borracharias, etc.

Todos os protocolos de higiene e segurança, como distanciamento social, uso de máscaras e de álcool gel, serão rigorosamente observados.

A colaboração dos moradores é fundamental para o êxito do Mutirão que  será coordenado pelo gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Endemias, Émerson Oliveira.  Segundo ele, as equipes também farão a roçagem de locais próximo a córregos e a equipe de Educação em Saúde distribuirá panfletos e utilizará faixas.

Funcionários da Vigilância caracterizados de mosquito vão transmitir informações de forma lúdica  para envolver as crianças e adolescentes no trabalho educativo e de conscientização das famílias.

O Mutirão de Combate à Dengue é  iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio dos departamentos de Vigilância da Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Endemias, com o apoio das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo e de Agricultura e Meio Ambiente. 

Os próximos bairros que receberão os mutirões serão o Santa Clara e Novo São Caetano nos dias 28 de abril e 7 de maio, respectivamente. Os moradores dessas localidades devem ficar atentos, já que as arboviroses causadas pelo mosquito (dengue, chikungunya e zika vírus) causam muitos transtorno à saúde.

Nenhum comentário