Bahia vacina 2 milhões em três meses e registra baixa na solicitação de UTIs para idosos acima de 70 anos - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 20 de abril de 2021

Bahia vacina 2 milhões em três meses e registra baixa na solicitação de UTIs para idosos acima de 70 anos

 [Bahia vacina 2 milhões em três meses e registra baixa na solicitação de UTIs para idosos acima de 70 anos]




Desde o início da vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro, a Bahia ultrapassou a marca de 2 milhões de baianos com a primeira dose do imunizante e ainda registra baixa na solicitação de UTIs para idosos acima de 70 anos.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica que essa conquista é fruto do planejamento estadual na compra de insumos, do esforço logístico na distribuição e do empenho dos municípios em imunizar rapidamente a população.
"Em dezembro do ano passado adquirimos 19,8 milhões de seringas e agulhas e já no mês seguinte tínhamos disponíveis 10 milhões para iniciar a imunização, só aguardando a chegada das vacinas. Essa era uma realidade completamente diferente dos outros estados, que não se planejaram adequadamente e não tinham estoque", afirma Vilas-Boas.
Segundo a Secretaria de Saúde o do Estado, a Bahia montou uma operação logística que distribui os imunobiológicos para os 417 municípios em até 24 horas, a partir da utilização de aviões, helicópteros, caminhões e caminhonetes. Isso acontece mesmo diante de um cenário imprevisível na entrega de vacinas por parte do Governo Federal.
“Isso só foi possível graças ao empenho do governador Rui Costa, que colocou à disposição da Saúde, recursos humanos, financeiros e equipamentos, com o objetivo de salvar vidas. E já temos resultados: há uma queda sustentada do número de solicitações de internamento de idosos acima de 70 anos, fruto da vacinação”, destaca Vilas-Boas.
O governador Rui Costa comprou 9,7 milhões de doses da Sputnik V com o objetivo de acelerar a vacinação na Bahia, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não emitiu autorização para importação do imunizante russo.

Confira o gráfico com dados da solicitação de UTIs na Bahia: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário