Prefeitura de Ibicaraí promove a 5ª Conferência Municipal de Saúde - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Prefeitura de Ibicaraí promove a 5ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Ibicaraí, realizou quarta-feira, 24 de abril, pela parte da tarde, nas dependências das Faculdades Montenegro, a 5ª Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema Central “DEMOCRACIA E SAÚDE: Saúde Como Direito e consolidação e Financiamento do SUS”. Os Eixos Temáticos foram:
- Saúde como Direito;
- Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Cerimonialista Clívia Menezes, abriu o evento, convidando o representante do prefeito, o Secretário de Governo, Givanilson Francisco dos Santos (Van), a Secretária de Saúde Jamylly Santos de Oliveira, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde Jailton Dias, a representante da Secretária de Educação, a Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Nelízia Souza e o representante dos Agentes Comunitário de Saúde Ivanildo Paixão, para composição da Mesa. Na sequência, foram entoados o hino nacional e o hino da cidade de Ibicaraí. Todos os componentes da mesa tiveram 03 minutos para fazer às devidas saudações ao público presente.
Representando ao prefeito Lula Brandão, o Secretário de Governo Givanilson Francisco (Van), reforçou o compromisso da gestão em fazer a cada dia, uma Saúde mais humana para todos os nossos munícipes. Van reforçou ainda, a grande estrutura da saúde municipal, que conta com 11 Unidades Básicas de Saúde, gabinetes odontológicos, novas ambulâncias e um hospital de médio porte que atende ainda a algumas cidades vizinhas. “Saúde, é uma das grandes prioridades do nosso prefeito Lula Brandão, da nossa Secretária de Saúde Jamylly Oliveira e de toda equipe União e Trabalho”. Acrescentou Van.
Depois dos agradecimentos dos componentes da mesa, a mesma fora desfeita e o Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jailton Dias, fez a leitura do Regimento da Conferência. Em seguida, todos foram convidados a ouvir A PALESTRA MAGNA, proferida pelo Doutor Antônio José Costa Cardoso, Graduado em Medicina (FM/UFBA) e Doutor em Saúde Pública, com concentração na área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde (ISC/UFBA). O Dr. Antônio Cardoso, foi o Relator Geral da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada no período de 01 a 04.12.2015.
O Dr. Antônio Cardoso, fizera uma explanação bastante profunda da Saúde Nacional, das dificuldades enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), das políticas públicas de governo e de todos os aspectos (positivos e negativos), enfrentados pelos pacientes e usuários desse Sistema Único de Saúde.
Depois da apresentação e narrativa do palestrante, todos foram convidados para um intervalo de 20 minutos para um coffee break.
Logo após o intervalo, foram apresentadas as propostas que foram destacadas e apresentadas em plenária. A Coordenadora da Atenção Básica, Aurilecy Maíra, fizera a leitura das propostas. Em seguida à votação das mesmas, houve a Eleição dos Delegados para a etapa estadual da Conferência em Saúde.
Ao final do evento a Secretária de Saúde Jamylly Oliveira, agradeceu a presença de todos ao evento, em especial ao prefeito Lula Brandão. " Esperamos que a nossas propostas eleitas em plenária, encontrem respaldo e se materializem em melhorias na saúde pública. No que depender da nossa equipe de saúde, estaremos dispostos e empenhados pelos avanços que gostaríamos de ver no nosso Sistema Único de Saúde. (SUS). Agradeço ao nosso gestor Lula Brandão, todo apoio e especial atenção com a nossa Secretaria de Saúde". Disse a secretária.
Todos os participantes desse evento receberam os respectivos Certificados de Participação.


Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário