Ibicaraí – Prefeitura por meio da secretaria de Saúde / Vigilância Sanitária realizou a vacinação antirrábica de cães e gatos - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Ibicaraí – Prefeitura por meio da secretaria de Saúde / Vigilância Sanitária realizou a vacinação antirrábica de cães e gatos



Na manhã desta sexta-feira (26), com início as 8h00min (oito horas) com término às 12h30min (doze horas e trinta minutos), aconteceu, a vacinação anti-rábica para cães e gatos.
Com uma expectativa de alcançar 100% (cem por cento), dos animais na sede e nos distritos, a equipe da Vigilância Sanitária, tem feito uma verdadeira maratona para conseguir atingir a toda população canina e felina. desta vez a ação aconteceu no box da vigilância na praça da feira livre. Na próxima semana no Bairro Bela Vista, e, assim será sempre uma semana no Box e outra em um bairro.
O médico veterinário Dr. Marcel Sena Guedes falou da importância da vacinação, “é de extrema importância o ato da vacinação, pois a raiva animal além de matar o animal, pode contaminar as pessoas, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Sanitária tem feito um trabalho coeso, inclusive nos bairros, fazemos a visita para vacinação de casa em casa. Não podemos deixar o seu melhor amigo morrer de raiva”. Finalizou o Dr. Marcel Guedes.

Da doença

A doença raiva é uma zoonose (doença transmitida do animal para o homem) letal. Durante muitos anos ficou erradicada dos grandes centros urbanos, mas ultimamente há registros de casos nas cidades de São Paulo, Campinas e Piracicaba.
O vírus da raiva é transmitido através da mordida de um animal infectado, já que o vírus fica em grande quantidade na saliva. Para se transmitir a doença raiva, o animal deve ser portador do vírus da raiva, ou seja, não é toda mordida de cão e gato que se transmite a raiva. Além disso, cães, gatos e todos os mamíferos (incluindo o homem), exceto o morcego, são portadores sintomáticos da doença. Isso significa que se um animal (ou pessoa) contraiu raiva, ele com certeza apresentará os sintomas da doença.





Nenhum comentário:

Postar um comentário