Para ver a situação de perto, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, liderou nesta quinta-feira (9) uma comitiva de técnicos e representantes da secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Infraestrutura (Seinfra), do Banco do Nordeste, da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Coelba e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para uma visita aos projetos.
A programação da visita incluiu as fazendas Savanah, Celeiro e Nordeste Florestal, além da fábrica e fazenda de leite da Leitíssimo. Cerca de 50 agricultores da região estiveram presentes. “Estávamos carecendo dessa atenção. O vice-governador demonstrou grande conhecimento sobre a questão de infraestrutura, principalmente no tocante às estradas e à energia elétrica, o que nos anima muito”, disse o diretor da Nordeste Florestal, Luiz Pucci. Segundo ele, os municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães possuem “as melhores terras, o que já é uma garantia de que qualquer investimento que o governo fizer aqui vai ter retorno imediatamente”.
João Leão enfatizou que, diante do “ano muito difícil na economia, o governador Rui Costa determinou que investimentos fossem carreados para projetos com possibilidade de dar retorno a curto prazo. A agricultura é um deles. Não temos dúvida do potencial dessa região. Vamos, com os prefeitos de Cocos e Jaborandi e os empresários da região, resolver junto ao governo federal a questão da BR-030, que é fundamental. Na questão da energia, trabalharemos em parceria com a Coelba, aqui presente na figura de sua diretora Lucimar Souza”.
Consórcio
O vice-governador aventou a possibilidade de assinatura de convênio entre as prefeituras de Cocos e Jaborandi, além da associação de produtores local, voltado à formação de um consórcio rodoviário para a manutenção das estradas. O prefeito de Cocos, Alexnaldo Moreira, disse que a questão da estrada é fundamental para o desenvolvimento do seu município e da região. “Temos a riqueza da terra e de projetos agrícolas como esse, mas a integração com a Bahia, através da estrada, é fundamental para que essa riqueza possa retornar para o estado e para os baianos”.
Para o superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães, o objetivo da visita foi levar o Governo do Estado para mais perto de uma das regiões com maior potencial de crescimento não só na Bahia, mas no Brasil. “Somente de ICMS poderemos ter uma receita bruta anual de mais de R$ 1 bilhão [com base] em uma safra de um milhão de toneladas, além de atrairmos novos investimentos em agroindústria, que ainda não estão contabilizados nessa projeção”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.