Localizada há 491 quilômetros da capital, Salvador, a cidade de Floresta Azul completa nesta terça-feira (23 de abril), 53 anos de emancipação política-administrativa. A economia é voltada para a agropecuária (voltada para a produção de leite). De acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população está estimada em 10.660 habitantes (florestense).
A origem do nome Floresta Azul, dado por Manoel Peloto ao imóvel adquirido por título em 1916, é bastante discutida. Uns afirmam ter sido o nome inspirado pela observação da mata fechada, enquanto outros o atribuem às baronesas, que geravam flores azuis e encobriam o Rio Salgado. O certo é que Floresta Azul começou a surgir com a abertura da estrada Palestina-Itambé, limites de duas fazendas – Floresta e Azul.
Mais tarde o povoado que pertencia ao município de Itabuna, foi elevado a condição de distrito com a emancipação de Ibicaraí; em 1953. Em 1962 teve início o progresso de emancipação política e no dia 23 de abril do mesmo ano, foi sancionado pelo então governador Juracy Magalhães a Lei n.º 1686 elevando Floresta Azul à categoria de cidade.
O Município de Floresta Azul está localizado na zona centro-oeste da região Cacaueira e ocupa uma área de 352,9 km2. A cidade está localizada a 14º 52 02 de latitude Sul e 35º 34′ 34 de longitude Oeste, possui um clima quente e únido. Limita-se ao norte com os municípios de Almadina, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória e Ibicuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.