Conferência Estadual dos Advogados é sucesso de público e de organização no Sul da Bahia - Bahia Expresso

Últimas


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Conferência Estadual dos Advogados é sucesso de público e de organização no Sul da Bahia

Nos últimos dias 28, 29 e 30 o eixo Ilhéus – Itabuna sediou a Conferência Estadual dos Advogados, promovida pela OAB da Bahia e pela Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), em parceria com as Subseções ilheense e itabunense, cujo o tema foi “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”. O vice-presidente da OAB Nacional Claudio Lamachia participou da abertura, ao lado do presidente do FIDA, Felipe Sarmento, do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, e dos presidentes da subseção de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, e Itabuna, Andirlei Nascimento. O auditório do Centro de Convenções em Ilhéus ficou lotado com cerca de 1300 profissionais e estudantes, que vieram de todo o estado para assistir à palestra do constitucionalista José Afonso da Silva, intitulada "Extinção da Constituição e Revolução".

Na oportunidade, representando o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Côelho, Claudio Lamachia fez um breve balanço das mais recentes conquistas da advocacia, resultantes do trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pela OAB Nacional com as seccionais. Ele destacou a inclusão da advocacia no Supersimples, “forjada com a vontade de cada membro do conselho federal e dos conselhos seccionais e que a cada novo momento fortalecerá e muito a advocacia”, e abordou as vitórias que a OAB está perseguindo, como a criminalização das violações das prerrogativas. Lamachia afirmou ainda que a advocacia terá muito a ganhar com o novo CPC, como “as férias entre 20 de novembro e 20 de dezembro, a compensação de verbas honorárias, a contagem de prazos em dias úteis e honorários de sucumbência de 2o grau”, enumerou.
Por sua vez, em sua fala, Luiz Viana destacou a importância dos advogados e suas prerrogativas para a democracia e a justiça. “As prerrogativas existem para que existam advogados suficientemente livres e independentes para dizer o que as autoridades não querem ouvir”, afirmou. O presidente baiano também ressaltou a posição da seccional contra a agregação das comarcas no estado, definida no Colégio de Presidentes de Subseções que antecedeu a abertura da Conferência Estadual. Viana também homenageou o advogado, professor e conselheiro seccional Israel Nunes, falecido no início do mês.
Os participantes puderam ouvir sobre vários subtemas, debatidas em mesas formadas com nomes de autoridades jurídicas como: os ministros do STJ, Humberto Martins, do TST, Claudio Brandão; dos Conselheiros Federais da OAB – Ruy Medeiros Gaspare Saraceno; do conselheiro do CNJ, Jorge Hélio e da presidente da Comissão de Informática da OAB/BA, Tamiride Monteiro. Ao final, todos parabenizaram a OAB pela qualidade do simpósio, pela iniciativa de realiza-lo no interior e por não ter cobrado valor algum nas inscrições para estudante de direito.
Para o presidente da OAB-Itabuna, “muitos paradigmas foram mudados na forma de pensar o judiciário, através dos debates ocorridos no encontro”. “O direito evolui, e os padrões são quebrados quando existem discussões como essas que aconteceram aqui”, reforçou Dr. Andirlei. Ele ainda lembrou que a vinda dessa conferência foi definida no ano passado, no colégio de presidente, depois do pedido feito por ele (Andirlei) e pelo presidente da subseção de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem.

Confraternização

A Conferência Estadual teve toda uma programação cultural com show de stand up, peça teatral e shows das bandas Batifun e Liberdade Provisória, que é formada por advogados da subseção de Itabuna. Na festa, que aconteceu na tarde de sábado, dia 30, ainda foi servida feijoada e refrigerante, gratuitamente, para os participantes do evento. Para os estudantes presentes “essa foi uma experiência inesquecível”.
“Quando a gente diz que vem para um congresso de advogados, as pessoas pensam que a gente vem para um lugar chato, que passará o dia todo falando de leis e mais leis, a ponto de fiar com sono, poucos sabem que aqui é lugar de trocas de conhecimento, onde aperfeiçoamos nossos conhecimentos e claro, nos divertimos muito. De longe esse foi o melhor evento jurídico que já participei”, revelou uma estudante de direito da UESC.
O presidente da subseção ilheense, Marcos Flávio, confirma o sucesso do evento, explicando que “todo eixo Ilhéus – Itabuna se mobilizou para participar da conferência, onde mais de 1300 advogados, estudantes de direito, juristas de renome nacional e magistrados vieram prestigiar os debates”. “Olha, o comércio local ficou mais movimentado, Ilhéus ficou mais conhecida e a parceria entre a nossa subseção e a de Itabuna deu certo e isso vai fortalecer ainda mais a advocacia de nossa região”, revelou Marcos Flávio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.