ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em noite de lançamento e exposição de arte nasce o Movimento Pró-Cultura em Ibicaraí



O Montepio dos Artistas de Ibicaraí presenciou na noite de sábado, 18 de dezembro, o nascimento do Movimento Pró-Cultura, que visa unir, aglutinar e dar voz para todo ou qualquer artista, seja ele músico (cantor, compositor ou instrumentista), pintor, grafiteiro, desenhista, escritor, escultor, dançarino, fotógrafo, ou quem faça arte em pano, madeira, barro, enfim, o movimento visa fomentar toda ou qualquer forma de arte.
A ideia desse primeiro encontro surgiu do profissional de saúde, esportista e escritor Júlio César Santos da Silva ou ‘Molejo’, como ele gosta de ser chamado e é conhecido na cidade. Molejo aproveitou que iria lançar o seu segundo livro, “Além do Horizonte”, e resolveu convidar outros artistas locais: os pintores e artistas plásticos Vicente Correia e Otávio Martins, o desenhista Kaike Santos e a musicista Nieta Assis e transformou o lançamento do livro em uma bela exposição de arte, dando o pontapé inicial para o nascimento de um movimento em favor da cultura local.
O Montepio presenciou uma noite minimalista, com a exposição de belos trabalhos de arte e um ‘varal’ para expor o lançamento da segunda obra literária do escritor e poeta ‘Molejo’. As pessoas que passavam, entravam e presenciavam a ‘nossa’ arte local.
A boa música também esteve presente com um lindo show da cantora e compositora Nieta Assis, que aproveitou a noite para cantar em homenagem ao saudoso irmão e parceiro de microfone Odilon Mesquita.
Na oportunidade a fotógrafa profissional Adriana Maria dos Santos, que registrou o evento, deu uma ‘palhinha’ para os presentes, a pedido de Nieta, cantando e tocando para os presentes. Adriana, apesar de filha de Ibicaraí, viveu e trabalhou em São Paulo por 27 anos, e hoje nos presenteia diariamente com suas belas e expressivas fotografias.
“Esse momento inicial é só um ‘esquenta’ para o que iremos promover em meados de janeiro. Hoje nós colocamos uma ‘coceirinha’ no cenário cultural local. Queremos fazer muito mais e para isso acontecer é preciso que você, artista que está aí esperando, venha para cá e nos ajude a fazer acontecer. Fizemos esse primeiro com Vicente, Otávio, Kaike e Nieta. O próximo nós queremos a sua presença. Quero agradecer a Deus e a todos que acreditam na cultura local”, disse Molejo.









Texto: Arnold Coelho

Designer Gráfico, Diagramador e Jornalista MTB 6446/BA

Fotos: Adriana Maria dos Santos

Nenhum comentário