Secretário de Saúde confirma falta de médicos médico Marão não resolve a saúde de Ilhéus - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Secretário de Saúde confirma falta de médicos médico Marão não resolve a saúde de Ilhéus





A cidade de Ilhéus há anos sofre com uma saúde muito aquém para a sua população. Postos de saúde fechados a todo momento, falta de material para a saúde básica da população, infraestrutura deficiente a exemplo de um posto de saúde no Nossa Senhora da Vitória que tinha um poste prestes a cair na unidade. Em 2016, surge o médico Marão prometendo saúde à população ilheense, mas o que se vê é justamente o contrário, como é o caso do posto citado e o esgoto nas ruas do Iguape que propiciam o aparecimento de doenças como leptospirose.
Não bastasse o caos que Marão, como médico formado, fez o favor de promover, hoje sequer há médicos parar atuar nas unidades de pronto atendimento de Ilhéus. Ou seja, estruturas deficientes e ausência de profissionais pra cuidar da saúde da população, sobretudo das regiões mais carentes, afinal atendimento hospitalar pelo SUS só no Hospital Costa do Cacau.
Sem médicos na cidade e praticamente sem postos de saúde (e os que tem sem material básico como luvas estéreis ou gazes) as pessoas precisam se deslocar com pressa para o Costa do Cacau, entupindo as filas com problemas que poderiam ser lidados se houvesse postos e médicos nas unidades básicas de saúde e nas unidades de pronto atendimento. Nos distritos da zona rural, a situação é muito mais grave porque não há postos em condições é muito menos transportes para levar a população aos postos ou hospitais. Ilhéus está ausente de políticas públicas de saúde para essas localidades muito por conta da falta de registro de doenças devido ao baixo número de agentes comunitários de saúde.


Sem sucesso, o secretário de saúde André Cesário tentou justificar a falta de médicos com o fato de alguns terem sido aprovados em residência médica e não poderem atuar nos postos e que novas contratações seriam feitas. Entretanto, a saúde não pode esperar a boa vontade para novas contratações e existem novos médicos disponíveis para assumir os cargos. Tudo isso é sabido por Marão e por sua família, afinal há novos patentes se graduando em Medicina. Cadê os médicos Marão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário