Secretaria de Saúde discute vacinação da categoria com o Sindicato dos Comerciários - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Secretaria de Saúde discute vacinação da categoria com o Sindicato dos Comerciários







A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 17, com diretores e membros do Sindicato dos Comerciários de Itabuna para tratar da vacinação dos trabalhadores do comércio contra o novo coronavírus. Além disso, discutiu sobre a fiscalização de estabelecimentos em que há grande circulação de pessoas, a exemplo dos supermercados, lojas de departamentos e atacados.
A pauta trouxe a discussão acerca da inclusão da categoria no cronograma de vacinação, uma reivindicação antiga. Comerciários que trabalham com saúde, a exemplo dos farmacêuticos há tempos desejam se imunizar contra a Covid-19, já que a categoria se encaixa no perfil de “demais trabalhadores da saúde” segundo a resolução publicada pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) no âmbito do Governo da Bahia.
A secretária de Saúde, Lívia Mendes, pontuou: “Cada município tem particularidades. Não há como fazer comparações entre municípios com número de pessoas de público-alvo distintos e doses enviadas também em quantidade diferentes. Foi enviado ofício ao Governo do Estado para que sejam disponibilizadas mais 1.500 doses para atender também estes profissionais. Estamos aguardando a resposta e disponibilidade da Sesab”.
Ainda nesta semana, a secretária de Saúde vai se reunir com a coordenadora da Rede de Frios, Camila Brito, para avaliar as demandas de acordo com o repasse estadual, seguindo a prioridade conforme a mais atual resolução da CIB.
No que diz respeito aos supermercados, esses trabalhadores não estão listados como prioridade no Plano Nacional de Operacionalização (PNO). Mas, vale ressaltar que as ações de prevenção da disseminação são tão importantes quanto a vacina. Além disso, o Departamento de Vigilância da Saúde já tem atuado em fiscalizações toda semana. Estes patrulhamentos serão intensificados, pois há fortes denúncias dos descumprimentos de protocolos contra à Covid-19 nestes estabelecimentos, principalmente os de menor porte, como os situados nos bairros.
Na reunião, estiveram presentes a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, a vereadora Wilmacy Oliveira, o comerciário e membro do Conselho Municipal de Saúde, Nivaldo Fagundes, o diretor Jairo Araújo e a vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário