Testagem detectou 64 pessoas infectadas pela Covid-19 na área do Jardim Primavera - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Testagem detectou 64 pessoas infectadas pela Covid-19 na área do Jardim Primavera

 


Sessenta e quatro pessoas testaram com o vírus ativo da Covid-19 na ação desenvolvida pelo Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal  de Saúde nesta quinta-feira, dia 1º, no Jardim Primavera. 

Ao todo, foram realizados 303 testes com TR de anticorpo dos quais 239  foram negativos, 39 IgG, 16 IgM e IgG e 9 IgM, ou seja, os pacientes tiveram Covid recentemente ou estavam fora do prazo para os exames TR Antígeno ou RT-PCR.

Foram realizados ainda 25 testes TR Antígeno dos quais 18 foram negativos e sete positivos e 14 coletas RT-PCR.

 A Diretora do Departamento de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, explica que o projeto da Secretaria Municipal de Saúde era fazer 600 testes rápidos com moradores do Jardim Primavera e bairros vizinhos, como  Novo Jaçanã, Novo São Caetano, Sarinha Alcântara e Vila Anália.

Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). 

A testagem é indicada para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos. A ação aconteceu, entre 8 e 13 horas, em frente à Unidade de Saúde  da Família Lourdes Alves, no Colégio Caic Jorge Amado.  

Este tipo de busca ativa já aconteceu nos bairros São Caetano, Califórnia e Santo Antônio. Trata-se de uma ação estratégica com o intuito de identificar, precocemente, os casos assintomáticos e evitar a transmissão do vírus entre a população. 

Estiveram atuando profissionais de saúde das divisões de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Cerest, Coordenação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, além do apoio da Settran e Guarda Civil Municipal. 

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a população que redobre os cuidados com a higiene pessoal lavando as mãos com água e sabão a cada hora, faça uso de álcool gel 70%, mantenha o distanciamento social, evite aglomerações e saia de casa se, estritamente, necessário.

ANTIRRÁBICA

A Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), divulgou o  resultado do Mutirão de Vacina Antirrábica  realizado ontem e hoje na Praça Simão Fitermann, no Bairro São Caetano. Foram imunizados 767 cães e gatos contra a raiva. Com isto, até agora já receberam doses da vacina um total de 2. 714 animais domésticos em toda a cidade.  

Departamento de Comunicação Social 

Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação

Prefeitura de Itabuna pela cidade, por você






Nenhum comentário:

Postar um comentário