Avanço da maré na Zona Norte de Ilhéus, uma tragédia anunciada - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Avanço da maré na Zona Norte de Ilhéus, uma tragédia anunciada


Devido ao avanço da maré ocorrida na Zona Norte da cidade, mais precisamente nos bairros São Miguel e São Domingos nas últimas semanas, a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Ministério Público, Associação de Moradores, entidades e até um ex-prefeito de quatro mandatos, acreditando na falta de memória da população, se arrisca a dá sugestões para tentar conter a erosão marítima que atingem essas comunidades. 
O problema enfrentado por moradores e comerciantes que habitam naquela região não surgiu agora. Atualmente, este problema vem se agravando colocando em risco vidas e a própria estrutura de alguns empreendimentos. 
Em 2017 (veja o vídeo abaixo), o ativista social Luca Lima, hoje pré-candidato a Vereador, usou as redes sociais chamando atenção e solicitando das autoridades competentes para que, "de forma urgente" resolvessem o problema. No video gravado em Novembro daquele ano, Luca Lima lembra que moradores e empresários que tinham residências e empreendimentos nas localidades afetadas pelo avanço do mar, tiveram que recuar para evitar uma tragédia.
Bem antes, em 2007, o Blog Catucadas registrava o avanço da maré e a derrubada de duas cabanas naquela região do São Miguel e São Domingos.
A urgência e a emergência de décadas anteriores agora se tornaram a urgência e emergência de 2020, entretanto, é preciso que se resolva este problema de forma técnica e segura de forma duradoura ou definitiva, pois tragédia anunciada, previsível e evitável, não é tragédia, é incompetência institucionalizada.

Imagem do Blog Catucadas do ano de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário