ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avanço da maré na Zona Norte de Ilhéus, uma tragédia anunciada


Devido ao avanço da maré ocorrida na Zona Norte da cidade, mais precisamente nos bairros São Miguel e São Domingos nas últimas semanas, a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Ministério Público, Associação de Moradores, entidades e até um ex-prefeito de quatro mandatos, acreditando na falta de memória da população, se arrisca a dá sugestões para tentar conter a erosão marítima que atingem essas comunidades. 
O problema enfrentado por moradores e comerciantes que habitam naquela região não surgiu agora. Atualmente, este problema vem se agravando colocando em risco vidas e a própria estrutura de alguns empreendimentos. 
Em 2017 (veja o vídeo abaixo), o ativista social Luca Lima, hoje pré-candidato a Vereador, usou as redes sociais chamando atenção e solicitando das autoridades competentes para que, "de forma urgente" resolvessem o problema. No video gravado em Novembro daquele ano, Luca Lima lembra que moradores e empresários que tinham residências e empreendimentos nas localidades afetadas pelo avanço do mar, tiveram que recuar para evitar uma tragédia.
Bem antes, em 2007, o Blog Catucadas registrava o avanço da maré e a derrubada de duas cabanas naquela região do São Miguel e São Domingos.
A urgência e a emergência de décadas anteriores agora se tornaram a urgência e emergência de 2020, entretanto, é preciso que se resolva este problema de forma técnica e segura de forma duradoura ou definitiva, pois tragédia anunciada, previsível e evitável, não é tragédia, é incompetência institucionalizada.

Imagem do Blog Catucadas do ano de 2007.

Nenhum comentário