Entrevista com o Prefeito de Santa Cruz da Vitoria Carlos André - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Entrevista com o Prefeito de Santa Cruz da Vitoria Carlos André

Bahia Expresso: Qual é seu maior desafio a frente da Prefeitura de Santa Cruz da Vitoria ?


Carlos André:  O maior desafio à frente da Prefeitura é enquadrar o índice da folha de pagamento de pessoal com o que estipula a Lei de Responsabilidade Fiscal. A Prefeitura tem um alto percentual de funcionários efetivos (concursados) e com as quedas de arrecadação, é muito difícil estar dentro da lei e ainda conseguir pagar o custeio da máquina e investir no município.

B.E: Aponte os pontos positivos e negativos da sua administração


C.A:  Temos muito mais pontos positivos do que negativos, isso é sem sombra de dúvidas! Mas diria que de negativo temos a dificuldade de conseguir enquadrar os custos da folha de pessoal com o que nós recebemos e assim, precisamos muitas vezes tomar decisões que são duras, porém, necessárias. Os períodos em que tive que cuidar da minha saúde não foram fáceis para conciliar com o trabalho.
Os pontos positivos: mostramos que soubemos trabalhar com muita responsabilidade, não superlotamos a Prefeitura com empregos desnecessários. Resgatamos diversas festividades culturais do município, entre elas a comemoração do São João, o Sete de Setembro e a grandiosa Festa de Aniversário da Cidade, um dos maiores orgulhos dos santacruzenses. Temos hoje uma saúde totalmente diferente do que encontramos, com médicos 24 horas todos os dias da semana, médicos especialistas, compramos ônibus novo para que as pessoas possam realizar exames em Itabuna, tínhamos uma ambulância sucateada e hoje já temos duas ambulâncias novas, enfim, hoje vivemos outra realidade. Realizamos diversas obras, como a completa reforma da Prefeitura, que acabou virando cartão postal da cidade, e estamos realizando ainda várias obras importantes, como praça, auditório do CME, diversos calçamentos, entre outros. Não posso deixar de mencionar também, que no momento em que o município mais precisou da Prefeitura, para enfrentar o Coronavírus, tomamos e estamos tomando todas as medidas necessárias para enfrentarmos essa grave doença e assim possamos sair vitoriosos dessa batalha;

B.E: Faça um balanço da sua primeira e atual gestão.

C.A: Na minha primeira gestão (2005 a 2008) tínhamos as contas mais equilibradas, os índices eram melhores e principalmente, na área da educação, onde o que recebíamos do Governo Federal, destinado a pasta, pagávamos as contas de toda a secretaria. Algo que é totalmente diferente hoje em dia. O que recebemos hoje do FUNDEB destinado para os custos com a educação não paga nem os salários dos profissionais. A situação é muito difícil, porque não temos outros recursos sobrando para implementar.
Na primeira gestão transformamos a cidade, mostramos a população que tínhamos capacidade de viver melhor. Nessa gestão tivemos que nos superar e aprender a governar em crise. Recebemos o município no momento em que o país enfrentava uma grave crise financeira, desemprego alto, arrecadação em queda. Tivemos que ser mais administradores, tive que ser mais gestor do que político, se não fosse assim, o município seria um caos. Para completar, veio a pandemia do Coronavírus, onde vem causando um grande estrago. Mesmo com todas essas dificuldades, temos investido e muito no município.

B.E: Como o senhor avalia a gestão passada ?

C.A: Quem me conhece sabe que não sou muito de ficar olhando para trás para apontar os erros dos outros, sou de olhar para frente, responder pelos meus atos e acreditar sempre que podemos fazer um futuro melhor. Acho que cabe as pessoas avaliarem, não a mim.

B.E: Cite as emendas que foram destinadas ao município através de deputados


C.A:  Apesar da crise financeira enfrentada pelo Governo Federal, conseguimos importantes emendas, como: reconstrução do auditório do Centro Municipal de Educação, que foi destruído por uma ventania; construção de banheiros sanitários em residências que não tinham; recuperação de estradas do município; requalificação de vias urbanas e acabamos de ser informados de mais uma emenda para adquirir equipamentos para unidade de saúde, entre outros. Mas ressalto também, importantes obras que fizemos e estamos fazendo através da administração direta;

B.E: O senhor pretende lançar pré candidatura a reeleição ou  algum nome para sucessão ?


C.A: Mesmo estando em ano eleitoral (é o que ainda está programado), não estou com pensamento em política, estou com todo o meu foco e esforço voltado para combater o Coronavírus e assim proteger a saúde da nossa população. Acho que não cabe e é totalmente inoportuno qualquer discussão política em meio a uma pandemia onde as pessoas estão perdendo a vida e passando sérios riscos à saúde. Mas temos um grupo político forte e coeso, com diversos nomes que perfeitamente podem ser grandes prefeitos, que saberá na hora certa, porque nem data para ocorrer as eleições ainda se tem consenso e escolherá o melhor candidato para debater os assuntos e propostas que são importantes para a nossa cidade;

B.E: Qual projeto, que o senhor não pode colocar em pratica em nosso município ?


C.A:  Acho que o principal feito que qualquer gestor que venha administrar o nosso município tem que buscar sempre é a geração de emprego e renda. As pessoas não podem mais depender quase que 100% da oportunidade de emprego na Prefeitura. Desde o segundo mês que assumimos a gestão, tive reuniões e recebi um consultor empresarial que intermédia instalação de empresas aqui na Bahia. Mas infelizmente veio a crise financeira no país e as empresas suspenderam os investimentos e expansões. Essa é, sem dúvida, uma bandeira que sempre irei esforçar para proporcionar oportunidades de emprego a nossa população.

B.E: Quais são suas ações no município no combate ao convid-19 ?


C.A: Desde o dia 16 de março, após uma reunião com colegas prefeitos da região Sul do estado, me reuni com os secretários e informei a decisão que tínhamos tomado em relação a nossa preocupação com a pandemia do Coronavírus e de imediato adotamos medidas de isolamento social e instalamos a barreira sanitária. Após essas medidas, procuramos orientar nossos profissionais que precisariam estar na linha de frente, implantamos um disque covid para tirar dúvidas e orientar as pessoas, adequamos a nossa barreira sanitária para funcionar 24 horas por dia com total engajamento da nossa Guarda Municipal e da Polícia Militar, adquirimos EPI’s para nossos servidores, distribuímos máscaras de proteção, implantamos um centro de atendimento ao COVID-19 e sintomas gripais, orientamos diversos servidores de várias áreas da gestão. Também implantamos um sistema informatizado para auxiliar o monitoramento, adquirimos equipamentos motorizados para desinfecção de ambientes e automóveis, fizemos várias desinfecção de ruas, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e postos de saúde através de caminhões pipas com produtos específicos, instalamos pias para lavar as mãos em locais de maior circulação, fizemos diversos testes para detecção do COVID-19 em profissionais da saúde, segurança pública, servidores de várias áreas, idosos moradores do Nosso Abrigo e de pessoas com sintomas ou suspeitos de estarem com o vírus, equipamos os coveiros com toda proteção de EPI’s, implantamos uma cabine de desinfecção na entrada da unidade de saúde de atendimento ao Covid. Organizamos as filas do atendimento da casa lotérica, disponibilizamos toldos e cadeiras, para dar mais conforto a população e respeitar o distanciamento. Na área da educação, fizemos o investimento de uma plataforma de ensino à distância para atender os alunos da rede municipal e entregamos kits de merenda escolar para as famílias dos alunos matriculados, junto com orientações de prevenção. Nós ainda divulgamos constantemente informações ao combate e estamos sempre em busca de experiências e alternativas para que possamos fazer de forma eficaz o enfrentamento ao vírus, e assim, manter a população em segurança. Mas ressalto que o mais importante é a conscientização e o comprometimento da sociedade em se proteger e proteger ao próximo.

B.E: Deixe suas considerações finais


C.A: . Sempre um prazer falar sobre o município que tanto amo. Santa Cruz é uma cidade incrível, cheia de histórias próprias da cidade, de um povo maravilhoso e acolhedor, de corações gentis que por diversas vezes nos ensina a ser uma pessoa melhor, de experiências que levamos para o resto da vida. Tenho muito orgulho em ser prefeito dessa cidade e irei sempre honrar a confiança desse povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário