ÚLTIMAS NOTÍCIAS

As etapas de negociação de um imóvel em Salvador

Conheça os diferentes momentos e saiba como se planejar 

Foto: Freepik 

Realizar a compra de imóveis em Salvador exige o conhecimento básico do cliente de algumas técnicas de negociação, para que seja possível passar pelas diferentes etapas da compra de forma tranquila e com uma proposta com um bom custo-benefício para ambas as partes. 
A busca pelo imóvel ideal costuma fazer parte do sonho de muitas famílias, por isso o processo de tomada de decisão é repleto de emoções e expectativas, que faz com a atenção e o cuidado com os detalhes deva ser redobrado. 
Para não tomar decisões precipitadas, o segredo é ter calma logo no ínicio, durante a busca. É essencial ter de forma clara que tipo de apartamento em Salvador ou casa atende as suas necessidades para não gerar frustração. Liste aquilo que não pode faltar em sua residência e como isso é importante para o seu cotidiano. 
Para identificar essas características, defina qual é o tamanho do imóvel que comporta seu estilo de vida, qual é a localização e os demais detalhes que importam e precisam existir na sua nova moradia. Além de conhecer as necessidades atuais, é importante levar em conta mudanças que podem vir acontecer no futuro, como a chegada de um filho. Conhecer esses pontos vai fazer com que imóvel escollhido atenda não só a realidade do presente, como também em médio e longo prazo. 

Mas e por onde começar? O primeiro passo para uma boa aquisição imobiliária é realizar uma boa pesquisa. São inúmeras possibilidades a disposição e processo de escolha pode ser longo. Então é importante evitar oportunidades de agir com precipitação. 
Busque seu imóvel sem pressa, dando preferência para momentos em que você não esteja afetado por suas emoções. Ao olhar as opções, não esqueça de consultar as características que você listou anteriormente e organize sua pesquisa com base nessas informações. 
Ao comprar casas em Salvador utilize diferentes ferramentas para auxiliar no processo como portais imobiliários, que agregam uma grande variedade de opções, organizadas de uma forma prática e acessível. 
Utilizando o filtro dos sites e também dos buscadores você conhece selecionar algumas das características já listadas e assim aprimorar o resultado, diminuindo o tempo, acessando opções mais assertivas e aumentando as chances de encontrar o imóvel tão desejado. 
Isso permite que você não fique perdido em uma extensa gama de opções que muitas vezes não vão ter as características que você procura em imóvel. Agora que você já sabe como ter sucesso na sua busca imobiliária, conheça algumas importantes técnicas para utilizar nas diferentes etapas da negociação. 

Veja a seguir: 


1) Utilize o poder de compra ao seu favor 

Se você já tem o dinheiro realizar a compra á vista ou dar uma entrada no valor do imóvel, tenha isso ao seu favor. Geralmente poucas pessoas dispõem do valor em dinheiro, por isso se você for uma delas, utilize isso como uma vantagem na negociação. 
Isso costuma deixar os corretores entusiasmados com a venda, pois gera ganhamos mais rápido e com menos burocrácia. Já para o proprietário do imóvel esse cenário também é positivo, pois isso mostra um interesse na unidade e uma chance de venda ainda maior. Portanto não deixe de usar esse recurso e conquiste melhores condições para a sua compra. 

2) Explore a motivação por trás do negócio 


Para conseguir realizar uma boa negociação, é fundamental entender o comportamento de todas as partes envolvidas no processo, para saber utlizar isso ao seu favor. 
Ao decidir adquirir um imóvel, você cliente tem uma motivação que pode estar relacionada a diversos fatores como: comprar a casa própria, se mudar para um espaço que atenda melhor as suas necessidades, aumentar a família. 
Ao ter ajudar na busca, o corretor de imóveis tem como interesse fechar a venda e assim conquistar a sua comissão, dando preferência para opções que talvez façam você decidir mais rápido ou que gerem um retorno maior para ele. 
Já por sua vez, o proprietário também tem os seus interesses ao colocar seu imóvel a venda, que podem ser ter pressa em se desfazer da unidade por uma mudança de cidade ou país, estar precisando de dinheiro e ter o imóvel como uma fonte de renda fácil e rentável. 
Ao entender esses três cenários diferentes, você estará muito mais preparado em como agir no diálogo com as partes interessadas. Dessa forma, com suas necessidades em mão, fica mais fácil admistrar quais são os seus interesses e a melhor forma para conquistá-los. Esteja disposto a ouvir, faça diferentes perguntas e entenda qual o melhor momento de oferecer as suas condições para a efetivação da compra. 


3) Descubra o tempo de venda e faça uma proposta 

Para conquistar o imóvel que você tanto deseja, muitas vezes é preciso dominar algumas estratégias, fazendo uso de informações importantes. Um dado que pode te oferecer uma vantagem no processo de negociação é saber quanto tempo aquele imóvel está no mercado para venda. Nos casos em que o imóvel está a bastante disponível a bastante tempo e sem outros interessados, a chance do proprietário aceitar as suas condições é muito maior do que em outras opções, para que a venda não seja perdida. Essa informação pode vir a ser encontrada junto a vizinhos, o síndico do prédio ou nas datas de anúncio que vão revelar quando o imóvel foi exibido pela primeira vez. Com o tempo de venda em mãos, você conta com mais um dado para avaliar se realmente é interessante realizar a proposta para esse imóvel em questão se é mais vantajoso retomar as buscas. Nos casos em que o imóvel não tem despertado interesse de outros compradores, fazer uma proposta é a entrada de um caminho com destino a um bom negócio. Além disso, com uma proposta em mãos, o corretor tem mais um argumento para tentar realizar a venda em preço abaixo do mercado para evitar que o imóvel fique mais tempo disponível ou em alguns casos, não venha a ser vendido futuramente gerando prejuízos. Ao encontrar o imóvel que você gostou, você não tem nada a perder ao realizar uma oferta.

Nenhum comentário