Entrevista com a ex-prefeita e médica Dra. Monalisa Tavares - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Entrevista com a ex-prefeita e médica Dra. Monalisa Tavares



 Bahia Expresso: De onde partiu a convite para a senhora lançar seu nome na politica como pré candidata a Prefeita.


Monalisa Tavares: Da primeira vez que fui prefeita e dessa vez q sou pre-candidata, o meu maior incentivo sempre foi o carinho e a confiança q sempre tive do meu povo. E a partir do momento q entramos na política e construímos um legado, passamos a ser responsáveis não apenas por nossa família de sangue, mas também pela grande família q conquistamos através da política, e se eles precisam de mim, estarei sempre pronta a servi-los. 

  B.A: Qual foi a sua sensação de ter sido eleita em sua primeira disputa a cargo eletivo ? 


M.T:  Primeiro foi uma grande surpresa, porque eu era muito nova e inexperiente, mas fiquei muito feliz pela oportunidade de trabalhar pela minha amada cidade, como conseguimos grandes avanços na área da saúde, como a reabertura do hospital, a ampliação do PACS/PSF com implantação do consultórios odontológicos, a implantação do Nasf, clínica de fisioterapia, conseguimos a residência terapêutica do CAPS, que inclusive foi premiado nacionalmente, construção de postos de saúde, quadras, reformas de todos os colégios, inclusive com implantação de um Infocentro e sala de aula pra surdos-mudos no Colégio Ressurgir, implantação da fábrica Cartompack, reformas de todas as estradas vicinais, transporte escolar pra todos os distritos e zona rural, construção do canal do Rio do Meio (na rua 1 de maio/bandeirantes), construção de casas no Corina Batista e na Salomea com recursos próprios, implantação da creche do Cajueiro Novo, reforma do estádio, calçamento de várias ruas, tínhamos uma trabalho na Assistência Social q é lembrado até hoje por famílias vivam em situação de risco e eram acompanhadas pela equipe da assistência social, tínhamos o Peti, o pro-jovem, o programa do leite. Fizemos o plano de cargos e salários, o estatuto do servidor, estatuto do magistério, os funcionários da prefeitura eram tratados com respeito pela gestão e tinham crédito no comércio local. Lembrando também que tínhamos um comércio forte e crescente a cada dia. Resgatamos as tradições do desfile cívico, micaretas e aniversário da cidade. E muitas coisas mais foram realizadas em nossa gestão, lembrando q ao contrário do q a oposição fala de mim, não eram só festas q tinham em nossa gestão.


B.A:  Pontualmente, qual foi o principal problema de sua gestão  nos quatro anos em que esteve a frente da prefeitura de Ibicaraí?




M.T: Acredito q os maiores erros aconteceram por inexperiência tanto política, quanto de gestão, e por não ter acompanhado de perto as ações de todas as secretarias. Mas como diz o ditado, “nós aprendemos muito mais com os erros de que com os acertos”. E hj, depois de tantas coisas que viví e aprendí, me sinto muito mais madura, preparada, além de capacitada pois fiz pós-graduação em gestão pública, pra doar o melhor de mim pra minha cidade.  

B.A :  Faça uma analise,  da atual administração ?

M.T: Na minha opinião foi a pior de toda história do município. Gestão Incompetente, desumana, perseguidora, sem compromisso com a comunidade, total falta de respeito com o funcionalismo público, sem nenhuma transparência, falta ações efetivas não só na área de saúde mas em todas as áreas em geral. O povo está sem emprego, desassistido na saúde, na assistência social, comércio agonizando, zona rural e distritos abandonados. A única coisa q tem de sobra nessa gestão é propaganda, muitas obras anunciadas mas nenhuma acabada, o q não foi feito em 3 anos e 4 meses, “dizem” que vão fazer nos últimos 4 meses q restam pra essa gestão. É pra acabar de completar conseguiram decretar estado de calamidade pública quando o município ainda não tinha um único caso de COVID 19 notificado, q se estenderá até 31/12, isso dá a eles o direito de usar o erário público como bem entenderem porque não precisa de licitação, imaginem o q vai acontecer daqui pra frente... Oremos!


B.A: Qual sua opinião sobre os constantes atrasados de salários em nosso município?


M.T:  Totalmente absurdos!!! Essa foi a gestão que mais recebeu recursos extra em toda história do município. E mesmo assim, além de não fazer nada, ainda atrasa o salário dos funcionários. Em nossa gestão pouquíssimas vezes ocorreram atrasos salariais, inclusive fizemos todos os reajustes que os funcionários tinham direito, cumprimos o plano de cargos e salários q foi elaborado em nossa gestão, regularizamos férias atrasadas dos funcionários, muitos tinham anos sem férias, enfim. Em nossa gestão o funcionário era tratado com respeito, sem perseguição, sem ameaças... Coisa que hj é prática comum na atual gestão, perseguição, ameaça, falta de respeito e sobretudo atrasos constantes nos salários dos funcionários. 



 B.A: A senhora como médica, qual a senhora analisa o combate ao Convit19 em Ibicaraí, já que o Governo Federal está destinando emendas exclusivas ao combate ?

M.T:  Ibicarai é um dos municípios que poderia estar a frente de muitos outros nesse momento. Temos um hospital, 11 equipes de PSF, Nasf, Caps. A gestão atual não fez nada além de uma barreira na entrada da cidade pra contenção da pandemia. Tínhamos 3 respiradores no hospital, q ele trocou por uma ambulância com respirador Movel, alegando que não tem condições de aparelhar 3 leitos de isolamento e instalar os respiradores. Eu mesma mandei msg pra secretaria de saúde informando que em Vitória da Conquista tem uma empresa que faz a instalação dos respiradores, manutenção, treinamento do pessoal pra manejo dos aparelhos, e ainda da assistência por vídeo-conferência pra discutir sobre os casos, se houver dúvidas, mas infelizmente a secretaria de saúde sequer me respondeu. Aí o prefeito resolve trocar os respiradores por uma ambulância. Daí eu gostaria de fazer uma pergunta, se por acaso aparecer algum caso grave de COVID 19 em nossa cidade e precisar ser entubado, ele será atendido nessa nova ambulância provavelmente, sera entubado e depois onde ficará até conseguir a transferência para uma vaga de UTI? Já que no hospital não tem leito de isolamento. O paciente ficará isolado dentro da ambulância? E se a vaga demora 3, ou 4, ou 5 dias pra ser liberada? Provavelmente esse paciente terá q ficar todos esses dias dentro da ambulância? Enfim, eu fico extremamente triste qdo vejo o hospital q lutei tanto pra reabrir hj em péssimas condições de funcionamento. Nada vai melhorar na saúde, nem em nenhuma outra área enquanto não houver alguém com vontade política a frente no executivo.

B.A: A senhora pretende disputar as eleições 2020 ?

M.T: Pretendo sim! Sou pré-candidato a prefeita pelo povo e pela minha amada cidade.

B.A: Faça uma analise sobre a saúde atual em Ibicaraí, já que nos últimos 3 anos, o atual gestão recebeu emendas de diversos parlamentares para  ser investida na mesma.

M.T:  Acho que já respondi em parte essa pergunta em uma resposta anterior. A cidade parou no tempo, apesar de todos os recursos extra q essa gestão recebeu, de emendas parlamentares, verbas de custeio, ele não fez sequer uma reforma no hospital. Faltam médicos constantemente no hospital e nos postos de saúde, faltam remédios, material odontológico, manutenção dos equipamentos odontológicos e do hospital, o aparelho de Rx q foi instalado em nossa gestão está quebrado há anos, a saúde hj é um vergonha em nosso município, e o povo cada vez mais abandonado.

B.A:  As especulações que a senhora estaria inapta a concorrer cargo eletivo, procede ? poderia esclarecer isso ?


M.T:  Não procede, estou apta a concorrer às eleições, tive contas rejeitadas em 2005 e 2008, por erros técnicos da nossa equipe na prestação de contas, e o TCM é um órgão técnico que segue protocolos. Pelo tempo q tive minhas contas rejeitadas já passou o tempo de inelegibilidade, que seria de 8 anos e mesmo assim,  ao contrário do que diziam eu fui candidata sim. Gostaria de lembrar que contas rejeitadas não significa q o gestor é desonesto, assim como contas aprovadas não significa que o gestor seja honesto. Isso é uma análise técnica que as vezes por erros simples podem reprovar uma conta. Dizem por aí que o gestor está tentando “armar” pra minhas contas voltarem a câmara novamente pra serem votadas. Se isso acontecer nós temos uma equipe de advogados competentes pra resolverem isso. E cabe também a atual câmara de vereadores de usarem o bom senso na hora de decidirem se vão acompanhar os desmandos do atual gestor. Mas aproveito pra fazer uma outra pergunta ao prefeito, porque ele tem tanto medo de me enfrentar nas urnas???

B.A: Deixe suas considerações finais.


M.T:  Quero agradecer a oportunidade de expor meu pensamento e meus planos, sei q não será fácil, mas com amor no coração, humildade, sabedoria e Fé em Deus tudo dará certo. Mais uma vez estou à disposição da minha terra, porque amo Ibicarai, amo meu povo e sei que também sou amada, por isso enquanto Deus me confiar essa missão irei lutar por uma Ibicarai mas humana, mais justa e mais feliz. E nenhuma armadilha que o inimigo prepara contra mim, vai me atingir, porque no final o Bem sempre vencerá o mal. Deus no controle sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário