Quem troca de idade hoje é o governador Rui Costa - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Quem troca de idade hoje é o governador Rui Costa

Quem troca de idade hoje  é o 51° Governador governador da Bahia, Rui Costa.

Historia

Rui Costa dos Santos nasceu em 18 de janeiro de 1963 é um economista e político brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), é o atual Governador do Estado da Bahia
 Rui é casado com Aline Peixoto, filho do metalúrgico Clóvis dos Santos e da dona de casa Maria Luzia Costa dos Santos, ambos falecidos, e irmão de Rose, Roberval e Robson, Rui Costa nasceu e cresceu na Rua Major Cunha de Matos, em uma encosta na ladeira entre o bairro da Liberdade e a Baixa do Fiscal, em Salvador. D. Maria Luiza era doceira e fazia faxinas para complementar a renda da família, quando costumava levar Rui. Insatisfeita com a pobreza da comunidade onde vivia, ela organizava protestos e fundou uma creche para atender às crianças do bairro onde ela e a família moravam. Do contato direto com a realidade das pessoas pobres e seguindo o exemplo da mãe, nascia em Rui Costa o gosto pela política e pelas questões sociais.
Rui sempre estudou em escolas públicas. Cursou o ginásio na Escola Luiz Tarquínio, no bairro da Boa Viagem, na Cidade Baixa. Nessa época, costumava ir à praia da Pedra Furada pescar siri e catar mariscos para o almoço da família. Após concluir o curso de instrumentação da Escola Técnica Federal (atual IFBA), Rui ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde teve o primeiro contato com as teorias políticas e econômicas que embasariam a sua luta social. Mas não chegou a se formar, e acabou optando por ser economista, graduado também pela UFBA.
Em 1985, com 22 anos e trabalhando no Polo Petroquímico de Camaçari, foi um dos líderes da primeira grande greve que paralisou o Pólo e perseguido pela luta social. Caminho que mais tarde, o levaria a se tornar diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, entre 1984 e 2000, e diretor da Confederação Nacional dos Químicos, entre 1992 e 1998.
Rui Costa é casado com a enfermeira Aline Peixoto e tem quatro filhos: Aline, Caio, Marina e a mais nova, Malu.

Carreira Politica de Rui Costa


A liderança nas lutas do Pólo e entre os trabalhadores baianos levou Rui Costa à vida pública. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Bahia.
2000: Elegeu-se vereador pela cidade de Salvador em 2000.
2004: Sendo reeleito, com o maior número de votos da bancada petista. Nesse período, assumiu uma das principais comissões da Câmara Municipal, a de Finanças, Orçamento e Fiscalização.
Na Câmara Municipal, foi responsável pela MP da empregada doméstica, um, estímulo à regularização profissional destes trabalhadores, através da restituição no Imposto de Renda do valor pago a título de INSS pelo trabalhador doméstico. Assinada pelo então presidente Lula, a indicação agora é Lei Federal.
Junto com os movimentos de luta pela acessibilidade, Rui Costa elaborou emendas ao substitutivo do projeto de Lei no 410/05, que estabelece medidas para tornar o transporte público adaptado às necessidades destas pessoas.

Rui também é autor do projeto de Lei no 119/04, que combate a fraude nos combustíveis em Salvador. Postos que cometem esse crime passaram a ter os alvarás de funcionamento cassados. Criou-se, também uma salvaguarda para os trabalhadores, pois muitos dos produtos usados na adulteração de combustível são cancerígenos.

 2007:  A convite do governador Jaques Wagner na época , Rui Costa assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), onde ficou até 2010. Na SERIN, Rui desenvolveu um novo modelo de integração entre o executivo e o legislativo estaduais com entes federativos e movimentos sociais. A iniciativa foi reforçada com o lançamento do Sistema de Relacionamento Institucional (SRI), projetado para agilizar o andamento de pleitos e uniformizar o atendimento.

A gestão de Rui Costa na Serin também foi responsável pela criação de iniciativas voltadas para a juventude baiana, como o Programa Trilha, que capacita jovens trabalhadores para o mercado. Rui criou o Conselho Estadual da Juventude e o Plano Estadual da Juventude, duas iniciativas inéditas voltadas para a qualidade de vida dos jovens baianos.

2010: Deixou a secretaria e se elegeu deputado federal pelo PT, novamente com o maior número de votos da bancada petista.

 2012: Foi novamente convidado pelo governador Jaques Wagner, dessa vez para chefiar a Casa Civil do Governo da Bahia.

2014: Rui Costa foi escolhido como candidato do PT ao Governo do Estado da Bahia  sendo eleito no 1º turno com 54,53 % dos votos válidos, contra 37,39 % do seu principal adversário, Paulo Souto. Souto era líder em todas as pesquisas de opinião, à exceção da realizada pelo IBOPE em 4 de outubro, um dia antes da eleição, segundo a qual Rui Costa e Paulo Souto estavam empatados com 46% das intenções de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário