Amurc articula ações para a RM do Sul da Bahia e infraestrutura - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Amurc articula ações para a RM do Sul da Bahia e infraestrutura

Dando continuidade as solicitações feitas ao governador Rui Costa, em Itabuna, o secretário executivo da Amurc e do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga esteve reunido essa semana com representantes da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e do Governo Estadual para retomar as discussões sobre o projeto de criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia. Além disso, foram tratadas ações de infraestrutura, saneamento básico e criação do Observatório de Políticas Públicas e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti.
Sobre a RM do Sul da Bahia, foi firmado com o presidente da Alba, deputado Angelo Coronel, uma reunião no próximo dia 11, na Uesc, com a presença de lideranças e instituições regionais, e a participação de secretários de Estado para debater e discutir propostas sobre o modelo e recorte regional. “A reunião servirá para apresentação e nivelamento das propostas, que serão apresentadas em audiência pública, pela Assembleia Legislativa no dia 19 deste mês na região”, explicou Luciano.

Infraestrutura

Em atendimento a pauta de solicitações com o Governo do Estado, o Consórcio Litoral Sul em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas – SEINFRA, definiram para o final do mês de agosto, logo após o período de chuvas, o início das obras de manutenção das malhas rodoviárias de pavimentação asfáltica e primária (cascalho) nas rodovias estaduais que cortam os municípios consorciados no Território Litoral Sul.
Já com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI foi criado um grupo de trabalho para elaboração e execução do projeto de criação do Observatório de Políticas Públicas e Recursos, consorciado com a Câmara Técnica de Projetos. A iniciativa, segundo Luciano, visa tornar os municípios associados a Amurc e aos consórcios da região, habilitados a captar recursos públicos junto as esferas Federal e Estadual, bem como outros agentes de fomento.
Em contato com o titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento - SIHS, Cássio Peixoto, Luciano reforçou a solicitação feita ao Governador Rui, do apoio desta Secretaria na elaboração dos Planos de Saneamento Básico Municipal. Em atendimento, o secretário Cássio agendou para o próximo dia 10, uma reunião de alinhamento, atendendo, um dos pedidos feitos pelo presidente da Amurc.
Para o presidente Antônio de Anízio, “tão importante quanto a acolhida pelo Governador do Estado aos pleitos apresentados, foi a recepção das Secretarias de Governo, dando concretude as propostas, demonstrando assim um total interesse do em atendimento as demandas pontuadas na audiência em Itabuna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário