Programa da prefeitura de Ibicaraí reintegra crianças às suas famílias - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Programa da prefeitura de Ibicaraí reintegra crianças às suas famílias

Uma iniciativa da Prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar, possibilitou a reintegração às suas famílias de crianças que viviam, há mais de quatro anos, afastadas por motivos diversos, incluindo agressões e assédio. A volta ao convívio familiar se deu após um trabalho de acompanhamento realizado pelo projeto Laços de Amor, desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
De acordo com a psicóloga Karlyne Silva, o projeto Laços de Amor visa oferecer às crianças uma nova oportunidade dentro do contexto familiar. “Foi realizada a reintegração de 7 crianças, de 3 a 14 anos. Todas passaram por avaliação psicossocial, realizada pelo CREAS, que mobilizou uma equipe composta por psicóloga, assistente social e advogada, que analisou caso a caso. Tudo foi feito de acordo com a lei, inclusive com termo de guarda expedido pelo juiz”, explicou Karlyne.
A psicóloga ainda informou que a reintegração é feita de forma totalmente responsável. “As crianças não voltaram para o lar onde ocorreu a violação de direitos, mas para um novo contexto familiar, por meio de parentes próximos. A partir de agora, o CREAS realizará o acompanhamento dessas crianças no novo lar”, finalizou Karlyne.
“Idealizamos o projeto, com o aval do prefeito Lula Brandão, pois entendemos que o acolhimento feito pela Casa deve ser breve e que a criança precisa ser reinserida na família o mais rápido possível, para o seu desenvolvimento seguir o curso natural. A casa de acolhimento continua ativa e pronta para qualquer eventualidade”, disse a secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário