Amurc e Uesc criam fórum de secretários municipais de Assistência Social - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Amurc e Uesc criam fórum de secretários municipais de Assistência Social

Com o objetivo de fortalecer as secretarias municipais de Assistência Social e promover o atendimento às demandas locais, a Amurc, em parceria com a Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc criou nesta quarta-feira, 28, um fórum com a participação de secretários municipais. A iniciativa integra o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – Agir-LS.
O encontro reuniu representantes de 18 municípios da região assim como a secretária de Camacan, Ana Clébia Teixeira Bastos que saiu da reunião com grande expectativa de interagir com outros secretários da mesma pasta para o atendimento às principais demandas do setor de Assistência Social, que segundo ela são grandes.
Segundo a representante da SAS de Itabuna, Sara França Spínola, o Fórum tem relevância fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas para a região. “E, com a participação institucional da Amurc e Uesc, a expectativa é positiva, de alcançar muitas conquistas”.
O coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga destacou a importância do Fórum para o desenvolvimento da pessoa humana e para o fortalecimento das secretarias com os entes federados. “A ideia é fortalecer a área social para utilizar experiências positivas e fazer com que haja sincronismo e o desenvolvimento de políticas territoriais”.
A parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc tem fortalecido as secretarias municipais no Território Litoral Sul através de ações em conjunto com a Amurc. De acordo com o Pró-reitor Alessandro Fernandes, a instituição investe na capacitação direcionada aos agentes públicos municipais, através de fóruns de saúde, educação, cultura, administração, agricultura e meio ambiente, assistência social, economia solidária e de procuradores.
Encaminhamentos
Dentre  as demandas, foi solicitado: A construção de uma ferramenta para o diagnóstico sócio territorial dos municípios; A promoção de ações articuladas entre as secretarias afins (saúde, assistência social e educação) e a Constituição de um Núcleo de Formação Permanente da Assistência Social, que vai tratar de vários temas e demandas da área.

Ainda durante a reunião foi eleita a diretoria do Fórum. Como presidente, a secretária de ASS de Itabuna, Sandra Neilma; como  vice-presidente, Alexandro Barreto do Nascimento, secretário de ASS de Floresta Azul; Como secretária, Jaqueline Alves Santos, secretária de ASS de Mascote; Como tesoureira, Lucimara Santos da Anunciação, secretária de ASS de Itajuípe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário