Promo 2
Promo 1
★ Publicidade
Soluções que transformam
o Setor Público
Tecnologia, eficiência e resultados reais para gestão pública
Saiba mais →
Soluções para o Setor Público

Eleições 2026: 32 senadores buscam reeleição; Bahia terá Ângelo Coronel e Jaques Wagner na disputa

Bahia Expresso
0
Dois terços das cadeiras do Senado estarão em jogo. Na Bahia, Ângelo Coronel e Jaques Wagner tentarão renovar os mandatos, enquanto Otto Alencar não disputa neste pleito.





A eleição de 2026 terá uma disputa significativa pelo Senado Federal. Ao todo, 32 senadores em exercício são candidatos à reeleição, conforme os registros apresentados à Justiça Eleitoral. O número representa uma parcela expressiva dos 81 integrantes da Casa, justamente em um pleito que colocará 54 cadeiras em disputa — dois terços do Senado.
Na Bahia, a eleição terá uma particularidade: dois dos três senadores atualmente em exercício estarão novamente nas urnas. Ângelo Coronel (Republicanos) e Jaques Wagner (PT) buscam renovar seus mandatos. Já Otto Alencar (PSD), que ocupa a terceira cadeira do Estado, não terá o mandato submetido à renovação nesta eleição.
Como a Bahia terá duas vagas em disputa, o eleitor baiano poderá votar em dois candidatos ao Senado. Os dois nomes mais votados serão eleitos para mandatos de oito anos.
Bahia terá disputa por duas vagas
Jaques Wagner está no Senado desde 2015 e integra o grupo político ligado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em junho deste ano, deixou a liderança do governo no Senado, função que passou a ser exercida pela senadora Teresa Leitão (PT).
Na corrida eleitoral deste ano, Wagner aparece articulado politicamente com o ex-governador e ex-ministro Rui Costa, que também disputa uma das duas vagas destinadas à Bahia.
Ângelo Coronel, por sua vez, também tenta renovar o mandato. Ele foi eleito senador em 2018 pelo grupo político governista, mas posteriormente passou a integrar o campo de oposição na Bahia. Atualmente, mantém articulação política com nomes como ACM Neto (União Brasil) e João Roma (PL), que também participam da disputa eleitoral no Estado.
Com isso, a eleição baiana terá uma configuração marcada pela presença de dois senadores em exercício entre os candidatos às duas vagas disponíveis.
Dois terços do Senado serão renovados
A renovação do Senado ocorre de forma alternada. Em uma eleição, um terço das cadeiras é colocado em disputa; na eleição seguinte, dois terços.
A regra está relacionada ao mandato dos senadores, que é de oito anos. Como cada Estado e o Distrito Federal possuem três representantes no Senado, a renovação ocorre de maneira escalonada.

Em 2026, serão 54 senadores eleitos, sendo dois por cada unidade da Federação.

A escolha ocorre pelo sistema majoritário. Em cada Estado e no Distrito Federal, os dois candidatos que obtiverem o maior número de votos serão eleitos.
Mais de 300 candidaturas registradas
Segundo os dados apresentados à Justiça Eleitoral, 314 candidaturas foram registradas para as 54 vagas disponíveis em todo o país. A média é de aproximadamente 5,8 candidatos por cadeira.
A quantidade de concorrentes varia de acordo com cada Estado. Alagoas registrou sete candidatos, enquanto o Piauí aparece com 20 nomes na disputa.
Além do candidato titular, cada chapa ao Senado registra dois suplentes, que podem assumir o mandato em situações previstas pela legislação eleitoral.

Os 32 senadores que buscam a reeleição

Alessandro Vieira (MDB-SE)
Ângelo Coronel (Republicanos-BA)
Carlos Fávaro (PSD-MT)
Carlos Portinho (PL-RJ)
Carlos Viana (PSD-MG)
Chico Rodrigues (PSB-RR)
Cid Gomes (PSB-CE)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Eduardo Braga (MDB-AM)
Eduardo Gomes (PL-TO)
Eliziane Gama (PSD-MA)
Esperidião Amin (PP-SC)
Fabiano Contarato (PT-ES)
Humberto Costa (PT-PE)
Jaques Wagner (PT-BA)
Leila Barros (PDT-DF)
Lucas Barreto (PSD-AP)
Marcelo Castro (MDB-PI)
Marcio Bittar (PL-AC)
Marcos do Val (Avante-ES)
Plínio Valério (PSDB-AM)
Randolfe Rodrigues (PT-AP)
Renan Calheiros (MDB-AL)
Rogerio Carvalho (PT-SE)
Sérgio Petecão (PSD-AC)
Soraya Thronicke (PSB-MS)
Styvenson Valentim (Podemos-RN)
Vanderlan Cardoso (PSD-GO)
Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
Weverton (PDT-MA)
Zenaide Maia (PSD-RN)
Zequinha Marinho (Podemos-PA)

A disputa pelo Senado será, portanto, um dos principais componentes das eleições de 2026. Na Bahia, a presença de dois senadores em exercício entre os candidatos coloca a renovação das duas cadeiras em jogo como um dos pontos de destaque do cenário eleitoral estadual.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)