A Prefeitura de Itapetinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 1º de agosto, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica 2026, uma grande mobilização para imunizar cães e gatos e reforçar a proteção da saúde pública.
A ação demonstra o compromisso da administração municipal com a prevenção de doenças, o bem-estar animal e a promoção da saúde coletiva. Sob a coordenação da secretária municipal de Saúde, Myllena Orrico, a campanha contará com diversos pontos de vacinação distribuídos pela cidade, facilitando o acesso da população e ampliando a cobertura vacinal.
A raiva é uma doença viral grave que pode afetar animais e seres humanos, sendo quase sempre fatal quando não há prevenção. A vacinação anual é a forma mais eficaz e segura de proteger os pets e impedir a circulação do vírus no município.
Além de um gesto de carinho e responsabilidade com os animais, vacinar cães e gatos é uma atitude de cidadania que contribui diretamente para a segurança e a saúde de toda a comunidade.
Pontos de vacinação
A população poderá levar seus animais aos seguintes locais:
* USF Arnaldo Teixeira
* USF Casas Populares
* USF Clodolaldo Costa
* USF Ecosane
* USF Guilherme Dias
* USF Idalécio Andrade
* USF José Luna
* USF Orfísia Andrade
* USF Primavera
* USF Vila Isabel
* USF Vila Riachão
* USF Vila Rosa
Pontos de apoio
* Creche Virgínia Hagge (Quintas do Sul)
* Colégio Militar Otávio Camões
* Neto Fernandes (Quiosque)
* Carro Itinerante da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os tutores levem o cartão de vacinação do animal, caso possuam. Para cães de grande porte ou com comportamento agressivo, recomenda-se o uso de coleira e focinheira, garantindo mais segurança durante o atendimento.
A Secretaria convida toda a população a participar dessa importante mobilização. Reserve alguns minutos do seu sábado e leve seu cão ou gato para receber a vacina. Um pequeno gesto de cuidado faz toda a diferença para proteger a vida dos animais, preservar a saúde das famílias e manter Itapetinga cada vez mais segura.

