Novo modelo informatizado agiliza atendimentos, descentraliza serviços e amplia acesso da população a exames, consultas e cirurgias
A equipe da Central de Marcação do Município (CDM) de Itapetinga participou de uma entrevista para esclarecer à população sobre o funcionamento do sistema de marcação de exames, cirurgias e atendimentos especializados.
O bate-papo contou com a participação da coordenadora Karolinne Augusto, do enfermeiro regulador Vittor Gama e da servidora da saúde Romilda, conhecida como Tia Rome. Durante a entrevista, foram apresentadas mudanças estruturais e administrativas implantadas recentemente, com foco na melhoria do atendimento e maior agilidade no sistema de saúde municipal.
Um dos principais avanços destacados foi a reorganização do fluxo de atendimento, que resultou no fim das longas filas para marcação de exames e consultas. A mudança ocorreu após a implantação de um sistema informatizado integrado entre o CDM e as Unidades Básicas de Saúde.
Com o novo modelo, o paciente realiza a consulta no posto de saúde do bairro e, caso haja necessidade de exames ou atendimento especializado, a solicitação já é inserida diretamente no sistema. Isso permite que a regulação avalie e, havendo vaga, autorize o procedimento de forma imediata, sem necessidade de deslocamento até o CDM.
A modernização também possibilitou a descentralização de serviços, como a marcação de transporte para pacientes que precisam se deslocar para outras cidades.
Segundo o enfermeiro regulador Vittor Gama, o trabalho da regulação é essencial para garantir que cada paciente seja encaminhado ao local mais adequado, respeitando os diferentes níveis de atendimento do SUS. Quando necessário, os pacientes são direcionados para municípios como Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Poções.
Outro ponto abordado foi o transporte de pacientes para a capital. Atualmente, dois ônibus saem semanalmente rumo a Salvador, às quartas-feiras e domingos, transportando cerca de 50 pacientes por viagem. Além do transporte, o município oferece suporte com hospedagem e alimentação para pacientes e acompanhantes quando necessário.
A equipe também destacou que há uma servidora municipal atuando em Salvador, responsável por intermediar a marcação de exames e consultas diretamente nos hospitais, garantindo mais agilidade nos atendimentos.
Entre os serviços ofertados estão consultas com diversas especialidades médicas, exames laboratoriais, ultrassonografias, pequenas cirurgias, acompanhamento oncológico, além de exames cardiológicos e oftalmológicos. Grande parte desses atendimentos ocorre na policlínica municipal, próxima ao Hospital Virgínia Hagge, além de parcerias com clínicas e laboratórios locais.
Procedimentos de maior complexidade, como cirurgias específicas, dependem de regulação estadual por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Nesses casos, o CDM realiza o cadastro do paciente e aguarda a liberação da vaga.
Durante a entrevista, os profissionais ressaltaram ainda o trabalho conjunto das equipes de saúde e a importância do atendimento humanizado. A servidora Romilda destacou o acolhimento como parte fundamental do cuidado com os pacientes.
Por fim, a equipe também reconheceu o apoio da secretária municipal de Saúde, Myllena Orrico, e da gestão do prefeito Eduardo Hagge, reforçando o compromisso da administração com a melhoria contínua dos serviços.
A participação no programa reforçou a importância da transparência e da comunicação com a população, evidenciando o compromisso do município em garantir um atendimento cada vez mais eficiente e acessível aos moradores de Itapetinga.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.