Henrique Gama é premiado com medalha de prata na Olimpíada de Matemática da Uesc - Bahia Expresso

Últimas




domingo, 14 de dezembro de 2025

Henrique Gama é premiado com medalha de prata na Olimpíada de Matemática da Uesc

Filho do vice diretor do CETIPEM Sérgio Gama e da professora Jéssica a Uesc premiou elite regional na XXV Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia.


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou na manhã de 13 de dezembro de 2025, no Auditório Paulo Souto, a cerimônia de premiação da XXV Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia.
O evento marcou o encerramento de mais uma edição da competição, vinculada ao Departamento de Ciências Exatas (DCEX) e integrada às ações de extensão da universidade.
A solenidade reuniu estudantes, professores e familiares das escolas participantes, além de representantes da administração superior da Uesc, como reitor, vice-reitor, pró-reitor de Extensão, direção do DCEX, coordenações de colegiado e da área de Matemática, representação estudantil e coordenação do projeto.
Os números da edição de 2025 mostram a dimensão e o rigor da Olimpíada. Foram 15.737 alunos inscritos, com 11.506 participantes efetivos na primeira etapa, distribuídos em 58 escolas de 17 municípios do sul da Bahia.
A participação foi equilibrada entre os anos escolares, com 3.165 alunos do 6º ano, 3.006 do 7º, 2.723 do 8º e 2.612 do 9º ano do Ensino Fundamental.
Após a primeira fase, apenas 1.212 estudantes (10,5%) avançaram para a segunda etapa.
Desses, 966 compareceram, o que representa uma taxa de presença em torno de 80%, considerada elevada para uma fase mais exigente da competição.
Ao final do processo seletivo, 121 alunos foram premiados, o equivalente a cerca de 1% do total inicial de participantes.
A premiação incluiu 74 medalhas, sendo 34 de ouro, 24 de prata e 16 de bronze, além de quatro placas de Honra ao Mérito.
A quantidade de medalhas de ouro chama atenção e indica alto nível de desempenho entre os finalistas.
Aberta a estudantes do 6º ao 9º ano, a Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia é realizada em parceria com escolas públicas e privadas da região de influência da Uesc.
Em 2025, participaram instituições de municípios como Aurelino Leal, Camacan, Coaraci, Canavieiras, Ibicaraí, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Maraú, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca, entre outros.
Com 25 edições realizadas, o projeto se consolidou como uma iniciativa permanente de estímulo ao estudo da matemática, funcionando também como um mecanismo de identificação de talentos e de aproximação entre a universidade e a educação básica na região.

Por José Nilton Calazans 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.