Prefeitura de Itapetinga leva mais saúde ao Projeto Vou Viver - Bahia Expresso

Últimas



quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Prefeitura de Itapetinga leva mais saúde ao Projeto Vou Viver




Nesta terça-feira, 04, a secretaria de saúde municipal levou atendimentos para o Projeto Vou Viver. A equipe do Centro de Referência para ISTs SAE/CTA realizou testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis nos 20 internos que buscaram o Projeto para o tratamento de problemas como alcoolismo e dependência de outras drogas.
A secretária de Saúde, Myllena Orrico explicou que a testagem em centros de tratamento de drogas é crucial devido à maior vulnerabilidade dessa população a essas infecções e por conta dos benefícios do diagnóstico e tratamento precoces. Além, claro, de evitar novas transmissões das doenças. Muitas ISTs – e até mesmo a fase inicial da infecção por HIV – não apresentam sintomas óbvios, tornando a testagem regular a única forma de detecção.
Por isso, a secretaria, em parceria com o Pastor Jean Doriel, foi até o Projeto, localizado no Bem Querer II, com testes que levam apenas 20 minutos para detectar doenças e infecções.
“O processo inclui o aconselhamento, que educa os pacientes sobre práticas mais seguras, a importância do uso de preservativos e o uso exclusivo de equipamentos para o consumo de drogas injetáveis, reforçando as estratégias de prevenção”, explicou Myllena Orrico ao destacar que testagens em centros de tratamento são políticas públicas fundamentais para conter a disseminação dessas doenças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.