Jerônimo Rodrigues comentou, durante a Exposibram, o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente norte-americano Donald Trump
Por Henrique Brinco
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, durante a Exposibram, o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente norte-americano Donald Trump, além de falar sobre investimentos na Bahia e o cenário político nacional.
Segundo Jerônimo, Lula demonstrou “comportamento de estadista” ao manter diálogo com os Estados Unidos e buscar ampliar as relações comerciais. “Os Estados Unidos são um conjunto de estados que interferem na macroeconomia. E o Lula, em momento algum, fechou a porta para a relação internacional com os norte-americanos. Mas ontem o Brasil e o mundo viram o comportamento de um estadista, de um presidente que quer abrir fronteiras, que respeito ao mercado brasileiro, tanto nos Estados Unidos”, ressaltou o governador.
O governador destacou ainda que Lula suspendeu tarifas elevadas para produtos norte-americanos, o que, segundo ele, demonstra disposição para fortalecer o comércio bilateral. “A expectativa é que os Estados Unidos sigam o exemplo do Brasil”, disse.
Jerônimo também comentou a pesquisa RealTime Big Data divulgada nesta segunda-feira, que mostrou avanço do presidente nas intenções de voto. “Pesquisa é uma fotografia de momento, mas neste momento o Lula se destaca muito bem, tanto no relacionamento com outros países quanto às ações que vêm acontecendo aqui no Brasil. Eu espero que o Lula continue crescendo assim”, disse Jerônimo Rodrigues.
Questionado sobre o anúncio do novo titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o governador disse que o comunicado foi adiado por causa das chuvas em Salvador. "Isso seria na semana passada. Com o anúncio do prefeito e dos institutos que diziam que na sexta-feira, desta semana, teria muita chuva, a gente não quis competir, criar um ambiente de animosidade, porque a nossa atenção e o foco nosso eram realmente se acontecesse alguma coisa de muita chuva, nós pudéssemos dar foco na atenção às pessoas”, afirmou Jerônimo aos jornalistas.
Ao comentar os dados que colocam a Bahia à frente de São Paulo em volume de investimentos, Jerônimo atribuiu o resultado à retomada do apoio federal. “A Bahia é melhor porque trabalha muito. São novos hospitais, escolas, delegacias, pavimentações. Agradeço à Assembleia e às emendas dos deputados, mas é porque o Lula voltou e voltou com recursos”, afirmou.
O governador também ressaltou o destaque da Bahia no setor mineral, tema central da Exposibram. “A feira chama a atenção para o potencial que nós temos. Queremos apresentar o que a Bahia oferece em terras raras e minérios, com um modelo de exploração responsável, sustentável e inovador”, concluiu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.