'Tarcísio se fortalece com bagunça no bolsonarismo', diz diretor da AtlasIntel - Bahia Expresso

Últimas


sexta-feira, 22 de agosto de 2025

'Tarcísio se fortalece com bagunça no bolsonarismo', diz diretor da AtlasIntel




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é favorito na disputa eleitoral do ano que vem, avalia o cientista político Andrei Roman, CEO da empresa de pesquisas AtlasIntel.
Roman diz que vislumbra um "teto" para a melhora de aprovação de Lula na esteira dos embates com Donald Trump, dada a polarização política entre bolsonarismo e petismo, e a perda de tração do presidente no Nordeste.
"Há hoje uma chance maior de Lula perder do que de ganhar [em 2026], em uma situação que eu classificaria como normal, a partir apenas de fatores estruturais", diz Roman à BBC New Brasil.
"Mas uma eleição não se dá apenas em função desses fatores; ela se dá também em função de fatores conjunturais. O mais importante, nesse caso, o papel de Jair Bolsonaro [PL] em escolher seu candidato ou candidata", complementa.
Para Roman, não há dúvidas de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o nome mais competitivo da direita, se apoiado pelo bolsonarismo. O principal motivo: seu potencial de ir bem entre um eleitorado considerado mais moderado.
Na avaliação do cientista político com doutorado em Harvard, quanto mais houver a percepção de "bagunça" no campo bolsonarista — como nos conflitos na família do ex-presidente expostos pela investigação da Polícia Federal —, melhor para o governador de São Paulo.
No comando da AtlasIntel, empresa que fundou com o marido Thiago Costa em 2017, o romeno Andrei Roman já se tornou um veterano de eleições brasileiras e estrangeiras.
Os levantamentos usam uma metodologia inédita no Brasil até então, chamada "Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR)", na qual os entrevistados são selecionados durante a navegação de rotina pela internet.
A empresa explica que os questionários são validados a partir de verificação por token, impossibilitando a submissão de mais de um questionário para a mesma pessoa.
No ano passado, além das municipais brasileiras, a AtlasIntel também fez pesquisas nos Estados Unidos, prevendo a vitória de Donald Trump — a empresa foi apontada como a mais acurada por Nate Silver, considerado um dos principais especialistas em estatísticas eleitorais no mercado americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.