A Prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na última terça-feira, 29 de julho, no Espaço Realize (antiga Faculdade Montenegro), a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”.
A programação foi iniciada às 9h30, com condução do cerimonialista Hugo Lima, que convidou para a composição da mesa de abertura o palestrante Alexsandro Barreto do Nascimento; a secretária de Educação, Miriam Andrade; o presidente do CMAS, Gabriel Silva do Nascimento; os vereadores Guilherme Cardoso e Clícia Guerreira; e a advogada Karoline Moreira, representando a OAB.
Estiveram presentes também as secretárias Maíra Andrade (Saúde) e Kadma Karine Sousa Silva (Finanças); a coordenadora do CRAS, Edcarla Reis; a secretária executiva do CMAS, Jacira Oliveira Silva; a coordenadora do CREAS, Joanna Alves; o assessor técnico Tássio Rios; além das servidoras Pietra Chaves, Maiane Sousa e Rafaela Carvalho, responsáveis pelo credenciamento. A secretária da prefeita, Rita Silva, também participou, junto com diversos profissionais da área da assistência social.
Durante a abertura, foi executado o hino de Ibicaraí, seguido por uma belíssima apresentação cultural do grupo de capoeira Guerreiros da Cultura Negra.
Em seu pronunciamento, o vereador Guilherme Cardoso destacou os desafios de ser legislador em um município de pequeno porte, ressaltando a importância da assistência social para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Na sequência, foi exibido um vídeo com mensagem da prefeita Monalisa Tavares, que, por estar em viagem oficial a Salvador, não pôde comparecer. Em sua fala, ela enfatizou a importância dos 20 anos do SUAS e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da política de assistência social no município.
A secretária de Educação, Miriam Andrade, expressou sua satisfação em ver três ex-alunos compondo a mesa e destacou a forte ligação entre educação e políticas públicas de assistência social.
Representando a secretária de Assistência Social, Terezinha Tavares, o presidente do CMAS, Gabriel Nascimento, agradeceu a presença de todos e fez um balanço dos avanços e desafios enfrentados pelo SUAS em Ibicaraí.
Logo após a abertura oficial, o cerimonialista desfez a mesa para a palestra principal, ministrada por Alexsandro Barreto do Nascimento, que fez uma exposição cronológica e didática sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, destacando sua criação, estrutura, funcionamento e importância para a proteção das famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade.
Encerrando a programação, foram apresentados e debatidos os eixos temáticos da conferência, cujas propostas serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional. Também foram eleitos os delegados que representarão Ibicaraí na etapa estadual, que acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, em Salvador: Gabriel Silva do Nascimento e Jacira Oliveira Silva.
Sobre o palestrante Alexsandro Barreto do Nascimento
Alexsandro é graduado em Filosofia (2015) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), especialista em História do Brasil (2018) e em Planejamento de Cidades (2024), também pela UESC. Atuou como Articulador do Território Litoral Sul no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-BA) entre 2017 e 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.