![]() |
Prefeito de Itapetinga Eduardo Hagge na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores. |
Uma pesquisa interna encomendada pelos aliados do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou a terceira posição do prefeito Eduardo Hagge em eventual disputa a reeleição. Levantamento serve como um termômetro para as eleições estaduais para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal.
Segundo pesquisa por telefone realizada após o carnaval e divulgada apenas no sábado, 15, à noite, Eduardo Hagge, prefeito de Itapetinga, aparece em terceiro lugar em eventual nova disputa pela cadeira de prefeito. Dados afirmam que o gabiraba está atrás de sua rival na eleição de 2022, Cida Moura, que retorna à liderança, e de seu próprio sobrinho, Rodrigo Hagge, que aparece em segundo lugar.
A briga familiar com o sobrinho e ex-prefeito de Itapetinga, e interferência na eleição interna da Câmara de Itapetinga, causou um, racha na base aliada, culminando com a rejeição de aliados de campanha eleitoral na nova gestão de Eduardo Hagge, fez desmoronar a popularidade do novo prefeito de Itapetinga em menos de três meses à frente da Prefeitura Municipal. Rodrigo marca o dobro da pontuação de Eduardo.
Tudo sugere que o empreguismo na administração do ex-prefeito e sobrinho impacta significativamente a popularidade de Eduardo Hagge, ao excluir milhares de apoiadores da campanha eleitoral do quadro de funcionários na atual administração. Um fato que favorece Rodrigo Hagge a estar na frente do tio prefeito em pesquisa. É bom lembrar, que diferença do prefeito elieto Eduardo para Cida Moura foi de pouco mais de 3 mil.
Voto presidente…
Em Itapetinga, o eleitorado destaca a superioridade do presidente Lula, com vantagem de 23% sobre Bolsonaro, que está inelegível. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece em terceiro lugar com 2,3%, seguido pelo cantor Gusttavo Lima com 1%.
Para governador...
Na disputa pelo Palácio de Ondina, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigo tem tudo para romper o tabu de cidade carlista na eleição de 2026 e conquistar a primeira vitória na cidade como um líder do PT. Rodrigues é amplamente favorito na cidade, com uma vantagem de 21% sobre ACM Neto, contrariando o resultado da última eleição, quando o ex-prefeito de Salvador conseguiu mais de 60% dos votos válidos da cidade.
A perda de votos carlista em Itapetinga pode estar relacionada à suposta amizade de ACM Neto com o rei do lixo, José Marcos de Moura, dono de uma empresa de limpeza urbana, acusado de fraudar licitações e transportar malas de dinheiro para políticos em Brasília. Isso tem impedido uma nova ascensão do ex-prefeito de Salvador no cenário estadual.
Deputado Federal...
Dois postulantes detêm o domínio dos votos em Itapetinga para as eleições de 2026, os deputados federais Antônio Brito (PSD) e Otto Filhos (PSD), esse, contará provavelmente com o respaldo da líder da oposição, Cida Moura (PSD).
Brito pode alcançar uma vantagem de 7 mil votos, enquanto Otto Alencar, mesmo com o apoio de Cida, pode conseguir pouco mais de 5 mil votos. É importante destacar que o levantamento é opinião de momento dos eleitores.
Batalha pelo estadual...
No entanto, a preparação para a próxima eleição de deputados estadual deve ser liderada por duas personalidades políticas proeminentes na cidade: o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e o ex-prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.