A nona sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu na noite de quarta-feira, dia 24 de abril, e na oportunidade representantes da União dos Comerciantes de Ibicaraí (UCI) fizeram o uso da Tribuna para apresentar o projeto da campanha do São João 2024, com o tema “Minha terra, minha gente, arraiá pé quente é na terra da gente”.
A sessão contou com a presença dos vereadores: Herbert Santana (Herbinho), presidente; Jonathas Soares, vice-presidente; Francisco Araújo Henrique (Chico do Doce), primeiro secretário; José Raimundo Soares Simões (Dú Artes), como 2º secretário; Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Edivaldo dos Santos (Edy da Vila) e Alam Rogério (Alam do Bairro Novo), o diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, Andrea Silva Souza, intérprete de Libras da Câmara, imprensa local e público.
Na sequência o presidente da Casa solicitou ao vereador Jonathas Soares que fizesse a leitura de uma passagem bíblica. No momento seguinte o diretor legislativo Moisés Messias fez a leitura da Ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. Moisés fez também a leitura do expediente do dia, com a leitura das Indicações 06/2024 e 07/2024, além dos ofícios 761 do TCM e da UVB, solicitando o espaço do plenário, e uma solicitação da União dos Comerciantes de Ibicaraí (UCI) solicitando o uso da tribuna da Câmara.
Seguindo o rito da Casa, o presidente deu início ao Pequeno Expediente e na sequência ao Grande Expediente, com o uso da tribuna por até 20 minutos para os vereadores inscritos previamente.
O morador das casinhas populares do bairro Bela Vista, Lindomar Jesus Teixeira, popularmente conhecido como ‘Estourado’, fez o uso da tribuna popular para falar sobre a situação do bairro Bela Vista. Na oportunidade Estourado cobrou mais ações do poder público municipal, nas casinhas e no bairro como um todo, que segundo ele, votou em peso na atual prefeita. Estourado deixou claro que apesar do bairro não ter um representante no legislativo municipal, todos os onze edis tiveram voto do bairro.
Na sequência foi franqueada a palavra ao comerciante Jair Ferreira dos Santos, que representou a UCI. Na oportunidade Jair apresentou o projeto da campanha do São João 2024, com o tema “Minha terra, minha gente, arraiá pé quente é na terra da gente”. Jair lembrou que o comércio local tem 300 lojas funcionando plenamente com 62 segmentos. “A perspectiva é que a campanha do São João dê 50 mil reais em prêmios e o custo final de toda a campanha será de aproximadamente 100 mil reais em investimentos”.
O presidente da Casa, Herbert Santana, aproveitou o momento e agradeceu às pessoas que fizeram uso da palavra na tribuna. Herbinho parabenizou a direção da UCI e colocou a Casa do Povo a disposição do comércio local.
Na sequência a tribuna foi aberta para os edis presentes na sessão.
DuArtes foi o primeiro a falar e inicialmente saudou a todos os presentes e a direção da UCI. O vereador lembrou que o bairro Bela Vista tem sido assistido pela atual gestão e falou do trabalho de esgotamento sanitário do Alto do Cristo. O edil fez questão de lembrar que o papel do vereador é fiscalizar e cobrar. "Não existe vereador de bairro ou distrito, e sim, vereador de Ibicaraí", finalizou DuArtes.
Alam Rogério fez o uso da tribuna e iniciou sua fala saudando a todos os presentes. O edil lembrou que a atual legislatura tem 220 indicações e mais de 100 projetos. Alam enalteceu a postura do cidadão Lindomar Jesus Teixeira “Estourado’ e lembrou que o vereador Leonardo Alves (Dodô) fez a indicação para a construção de uma praça no bairro Bela vista, acabando com um problema sério de esgoto a céu aberto que durante muitos anos existia, para dar ao local, não somente um sistema de esgotamento sanitário, mas um belíssimo local de lazer para moradores daquela localidade. O edil lembrou também que além de ruas, a atual gestão fez mais de 300 metros de rede de esgoto naquela localidade. Por fim, Alam garantiu que prestará contas com a população de tudo que ele fiscalizou e indicou. "A sociedade é quem vai dizer quem fica, quem entra e quem sai neste parlamento", disse Alam.
Por fim o presidente falou mais uma vez em união. Herbinho enalteceu o clima de união e paz na Casa e lembrou dos ânimos exaltados de alguns edis e do público presente na última sessão. O presidente agradeceu a presença de todos e lembrou que esse ano é de política e é necessário saber separar o parlamento e a tribuna do palanque.
Por fim, o presidente encerrou a sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.