Combate a dengue: Secretaria de Saúde realiza operação de bloqueio por nebulizador costal motorizado - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 15 de março de 2024

Combate a dengue: Secretaria de Saúde realiza operação de bloqueio por nebulizador costal motorizado

 


A Prefeitura de Itapetinga no sudoeste baiano, através da Secretaria Municipal de Saúde com a Equipe de Endemias vem realizando nebulização de aplicação espacial por UBV costal (Bloqueio Costal – chamado de Fumacê) contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Na quarta-feira, 13, o trabalho liderado pela equipe de Endemias foi realizado com êxito no Bairro Hilda Gama e Vila Aurora. Na tarde de ontem (quinta-feira, 14), a ação aconteceu em todo o Residencial Neto Fernandes, rua por rua e corredores laterais até a entroncamento da Avenida Júlio José Rodrigues. Os moradores reclamaram da quantidade de mosquito na localidade, a maioria atribuindo ao pernilongo ou moriçoca, outros relatam que já foram acometidos de Dengue e Chikungunya, inclusive crianças.
De acordo com Daniel Sampaio (Supervisor Geral de Campo), o trabalho vem sendo realizado em vários bairros do município, principalmente nos de maior infestação. O Bloqueio Costal elimina o mosquito em fase adulta e o Faxinaço atua na eliminação do foco do mosquito (evitando sua reprodução). “Necessitamos da colaboração da comunidade para nos ajudar a eliminar o foco do Aedes Aegypti em suas residências”, alertou Daniel Sampaio.
“Se a comunidade que já está orientada pelos agentes de Endemias e os ACS (agentes comunitários de Saúde) nos ajudar a acabar com os focos e criadouros do mosquito, vamos vencer essa guerra e dizer adeus às arboviroses”, declarou Márcio Ribeiro – Coordenador de Endemias.
Parabéns, à Equipe do Bloqueio Costal: Daniel Sampaio (Supervisore Geral de Campo), Danilo Fernades, Gabriel Souza, Willians Pacheco e Márcio Feraz, que mesmo em temperatura tão alta, dia de muito calor, utilizam roupas adequadas e equipamentos de proteção individual (EPI)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário